No último dia 02 (segunda-feira), os acadêmicos da quarta e sexta e sétima fases dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Mecânica realizaram uma visita de estudos à empresa Metalnox, em Jaraguá do Sul. Acompanhados pelo professor Jerson Kitzberger, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os processos de fabricação e de gestão de estoques utilizados pela empresa na fabricação dos seus produtos.
Inicialmente foi feita a explanação pelo Vice-Presidente, João Pereira Júnior a respeito da empresa e dos produtos comercializados.

Após a explanação de João, os acadêmicos foram acompanhados pelo gerente de produção, que apresentou em detalhes os processos envolvidos desde o planejamento da produção, passando pelas etapas produtivas, envolvendo as áreas de montagem, corte, usinagem, fundição, pintura, entre outras áreas e finalizando a apresentação no estoque de produtos-acabados.

Durante a visita os acadêmicos puderam observar na prática os sistemas produtivos aplicados e os métodos de abastecimento de materiais na linha de produção. Ao final, foi feita uma apresentação prática de uma das máquinas de foto impressão em funcionamento.

De acordo com o professor Jerson, a visita proporcionou aos acadêmicos a ampliação dos seus conhecimentos por meio da observação na prática, a excelência dos processos de produção e de gestão de materiais praticados na empresa. “É fundamental associar a teoria com a prática. A observação de como ocorre, na prática, os processos de gestão da produção e de materiais reforça o aprendizado dos acadêmicos, permitindo aos mesmos conciliar esse aprendizado com a sua vivência profissional exercida na empresa em que atua ou que irá atuar”, finalizou.

Sobre a Metalnox

A empresa iniciou suas atividades em 1982 e, após 30 anos tornou-se referência nacional na fabricação de puxadores para indústria moveleira, incluindo corrediças, dobradiças, pistões a gás, etc. Consta também em sua linha de produtos a fabricação de máquinas para indústria têxtil como polimerizadeiras, calandras, dobradeiras, prensas térmicas, etc., além dos produtos de foto impressão.

Atualmente a Metalnox possui cinco unidades, sendo três delas em Jaraguá do Sul, uma em Fortaleza/Ceará e outra em Serra/ES, contando com aproximadamente 200 colaboradores entre administrativos e operacionais.