No último dia 24 de maio, os acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul realizaram uma visita de estudos à empresa AcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul. Acompanhados pela Professora Luana de Aguiar Vieira dos Reis e pelo Professor Jaisson Potrich dos Reis os acadêmicos conheceram os processos de beneficiamento do Aço.

A ArcelorMittal é o resultado da fusão da Arcelor e da Mittal Steel, sendo a maior empresa siderúrgica do mundo, com 320 mil empregados. Ocupa posição de liderança em seus principais mercados, entre eles o de automóveis, construção, eletrodomésticos e embalagens. O grupo conta com tecnologia de vanguarda e mantém presença destacada no segmento de matérias-primas, além de trabalhar com extensa rede de distribuição.

A ArcelorMittal Vega, localizada em São Francisco do Sul, é uma das mais modernas unidades de transformação de aços planos do mundo, operando com avançados processos de decapagem, laminação a frio e galvanização. Tem capacidade de produção de 880 mil toneladas de aço por ano entre laminados a frio e galvanizados, destinados principalmente às indústrias de automóveis e de eletrodomésticos, à produção de tubos e à construção civil.

A operação da linha de Galvanização começou em julho de 2003. As linhas de decapagem e laminação começaram a operar em setembro e outubro, respectivamente, e até o final de 2003 todas as linhas da unidade industrial estavam em funcionamento.

Durante a visita, os acadêmicos percorreram as instalações da empresa, podendo visualizar as etapas de produção.