Os acadêmicos da terceira fase de Engenharia Civil da Católica SC em Jaraguá do Sul tiveram a oportunidade de realizar um experimento de esforços em superfícies submersas curvas no Laboratório de Mecânica dos Fluidos da Instituição. A bancada foi desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Marcelo Figueiredo, já graduado em Engenharia Mecânica, sob a supervisão do professor Jaisson Potrich dos Reis.

Durante a aula de Mecânica dos Fluidos, os acadêmicos fizeram o experimento de acordo com o roteiro escrito pelo acadêmico Charles Eduardo Carniél, também da Engenharia Mecânica e atual estagiário do laboratório. “O experimento veio complementar a teoria estudada em sala de aula, sendo de fundamental importância para compreender, entre outros casos, os esforços que atuam sobre comportas de represas”, comentou o professor Luizildo Pitol Filho.

Além disso, os acadêmicos puderam ver na prática, em outras bancadas do laboratório, como funcionam instrumentos de medida, tais como manômetros e rotâmetros.