Encerra hoje (26), na Católica de Santa Catarina de Jaraguá do Sul, o II Curso de Mediação Judicial em convênio com a Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O curso é ministrado por profissionais do Tribunal de Justiça e envolve cerca de 40 acadêmicos de diferentes fases do curso de Direito. As aulas iniciaram na última segunda-feira (24).

 

Os alunos recebem capacitação para atuarem como mediadores nos conflitos familiares atendidos do Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição, para que a partir de outubro, possam oferecer o serviço de mediação gratuitamente.

 Conforme o professor Maikon Cristiano Glasenapp, coordenador do Curso de Direito, essa é uma proposta pedagógica inovadora para os alunos e professores. “Tem por objetivos aumentar o poder de decisão das partes sobre as possíveis soluções, promovendo uma significativa diminuição do tempo de espera da tramitação do processo e diminuição do volume de processos em tramitação na Justiça”, afirma.

Para a professora responsável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, Daniella Aparecida Lueders a experiência adquirida pelos alunos na mediação de conflitos será muito importante para a carreira acadêmica e profissional. “Possibilitará uma significativa ampliação do espaço de atuação, tendo em vista que desenvolverão habilidades para atuar como facilitadores na comunicação entre as partes, ajudando-as a analisar o motivo que está originando o litígio e a possibilidade da resolução do conflito”.

Processos judiciais envolvendo assuntos da Vara de Família, como divórcio, guarda ou visitação, homologação de acordo de alimentos ou visitas são algumas das causas que poderão ser solucionadas por meio da Mediação Judicial. Os acadêmicos iniciam os atendimentos à comunidade a partir de outubro no Núcleo de Prática Jurídica. Eles serão orientados pelos professores do NPJ e por profissionais (psicólogos e assistentes sociais) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Outra capacitação, com a participação de mais 30 acadêmicos está programada para o mês de outubro na Católica SC de Jaraguá do Sul.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8260 ou 3275-8270.