No próximo sábado, 12, acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Ciências Contábeis da Católica de Santa Catarina em Joinville participarão do 13º Feirão do Imposto, que ocorre no piso térreo do Shopping Mueller, no Centro da cidade.

Realizada pelos núcleos de jovens empreendedores que compõem o CEJESC (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor), a campanha tem como principal objetivo conscientizar a população. O tema principal desta edição é a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde, como os medicamentos.

Os acadêmicos dos dois cursos da Católica SC irão ajudar na apresentação dos produtos com impostos e na coleta de assinaturas do Projeto Brasil Eficiente – movimento sem vínculo político ou partidário que busca propostas concretas para alcançar a simplificação fiscal e a gestão eficiente das despesas do governo federal.

De acordo com a presidente do CEJESC, Liandra Nazário Nobrega, a principal expectativa para 2015 é conseguir transferir à população a consciência sobre a alta carga tributária paga em diversos itens, inclusive em atividades importantes para a manutenção da qualidade mínima de vida, a exemplo de itens ligados à saúde.

“A tributação elevada sobre os medicamentos se mostra totalmente incoerente. Há pessoas que deixam de comprar remédios na fase inicial de suas doenças por ausência de condições financeiras, e, com isto, sobrecarregam o próprio sistema público de saúde, que é de custeio do próprio contribuinte”, avalia.

O 13º Feirão do Imposto ocorre em todo o Brasil e, no Estado, contará com o envolvimento de 38 cidades. O evento conta com o apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).

O volume de impostos arrecadados pelos brasileiros pode ser acompanhado em tempo real no site www.impostometro.com.br.