Neste sábado, 16, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina irão ajudar a construir uma horta acessível na Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, no bairro Aventureiro, em Joinville. O mutirão acontecerá das 8 às 18 horas e também contará com a participação de pais, alunos e outros voluntários.
O projeto Vegan – Horta Pedagógica – foi criado pelo Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade (CAUAC) da Católica SC em Joinville. Dez estudantes trabalharam no projeto urbanístico e arquitetônico do espaço durante sete meses e puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Para garantir a acessibilidade, os acadêmicos projetaram uma horta vertical com tubos de PVC. O espaço contará com canteiros elevados feitos com pneus, canteiros horizontais, pias para higienização e bancadas elevadas – que irão facilitar a manipulação das verduras e da terra. Também está prevista uma área de descanso para os estudantes e a criação de uma composteira, possibilitando a adubação.
A acadêmica da 7ª fase Tamires Ferreira dos Santos, que coordenou a concepção do projeto, comenta que o projeto de acessibilidade também buscou reaproveitar materiais que muitas vezes vão para o lixo, como pallets, tubos de PVC, entre outros. “O projeto conseguiu otimizar o espaço, possibilitando que crianças de todas as idades trabalhem na horta, e também se preocupou com a sustentabilidade”, comenta.
Hoje, a Escola Municipal Professora Eladir Skibinski atende a cerca de 1,3 mil alunos, sendo que 13 possuem mobilidade reduzida. A diretora, Nazaré Costa, conta que a hoje a escola conta com uma horta pequena, mas nem todos os alunos e professores podem participar de atividades pedagógicas no local por causa do espaço inadequado. “A horta acessível vai possibilitar levar esse conhecimento para todas as crianças, independentemente de sua condição”, comenta.
Para construir a horta, a escola contou com a parceria de oito instituições: Católica de Santa Catarina, que criou o projeto; JK Pneus, que doou os pneus; Franke do Brasil, que doou os lavatórios; Embraco, que ofereceu a mão de obra e os pallets; Secretaria de Educação e Associação de Pais e Professores, que doaram os materiais de construção; Fundação do Meio Ambiente (Fundema), que disponibilizou as mudas; e Fundação 25 de Julho, que vai criar a composteira.
O que é o CAUAC?
O Centro Arquitetônico e Urbanístico de Apoio à Comunidade (CAUAC) do Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Joinville é um núcleo de extensão universitária, de iniciativa e gestão estudantil, sem fins lucrativos. Neste núcleo, os professores e alunos trabalham de forma coletiva, participativa e integrada, visando a uma gestão democrática que promova a mobilização social e integrando outras áreas do conhecimento.
O CAUAC atende à parcela da comunidade que não tem acesso ao trabalho de um arquiteto e urbanista. Através da interação e troca de conhecimentos com a comunidade, a Instituição cumpre seu compromisso com o desenvolvimento do saber.