Entre os dias 12 e 14 de outubro aconteceu no Colégio Marista Santa Maria em Curitiba – PR o EBRUC – Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, organizado pela CNBB e pelo Grupo Marista. Participaram cerca de 550 jovens universitários das 5 regiões do país, e também alguns jovens estudantes da África, Europa e países da América Latina, o que enriqueceu as discussões acerca do tema fé cristã, de acordo com a comissão organizadora.

A Católica de Santa Catarina esteve representada no evento, por 5 participantes, sendo 3 acadêmicos, um funcionário e uma estudante da UDESC Florianópolis que reside em Joinville. “Neste encontro tivemos a oportunidade de conversar sobre temas relacionados à ciência e fé e colocar em prática o ecumenismo. Viver o ecumenismo é buscar a unidade entre os cristãos de várias denominações, mas sem que se perca a identidade de cada igreja cristã. Uma das conclusões que tivemos é que a fé cristã é mais prática que teoria, ou seja, o cristão mostra sua fé através de obras.”, disse o responsável pela Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Palestras, oficinas e debates foram os pontos chave da formação deste encontro. Também houve vários momentos de espiritualidade. Os períodos de oração eram ecumênicos e com a presença de padres, bispos e pastores de várias denominações cristãs.

Para Sarandymes Folda Senem, acadêmica da UDESC de Florianópolis, o evento foi enriquecedor, pois a troca de experiências conhecimento espiritual entre os participantes proporcionou um crescimento como ser humano. “Experiência de uma formação científica e humana mais profunda, de culturas diferentes construindo igualdades, da construção da Civilização do Amor e de uma sociedade melhor através dos ensinamentos de Cristo Jesus atrelado à ciência!”, afirma.

“Participar do EBRUC significa unir-se a jovens universitários com um ideal em comum, a fé em Cristo. Uma experiência única, que permite amadurecer nossas crenças, independente da religião”, completou Darana Fernandes Pavanelo acadêmica da 4ª fase do curso de Engenharia de Produção da unidade de Jaraguá do Sul.

“O EBRUC foi especial, pois possibilitou conhecer a diversidade cultural dos universitários cristãos de todo país”, completou Carlos Felipe Fischer, aluno da 7ª fase do Curso de Direito da Católica SC.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8305.