Desde o dia 23, a Católica de Santa Catarina de Jaraguá do Sul está envolvida pela música erudita. Por onde se passa, nos corredores, salas de aula, cantina e espaços abertos na Instituição, é possível apreciar estudos de alunos musicistas ou aulas com classes de instrumentistas e professores. Eles participam de oficinas do FEMUSC que acontecem na instituição nos períodos da manhã e tarde até o dia 4 de fevereiro.

Trabalhando na organização de salas, materiais didáticos, orientação e auxílio aos alunos e professores quanto ao ensalamento, e outras demandas da coordenação do FEMUSC estão acadêmicos da Católica de Santa Catarina que são bolsistas do Artigo 170 e participantes de atividades do Projeto Comunitário.  

O acadêmico Anderson Michel Hornburg que cursa a 3ª fase do curso de Direito da Católica, é bolsista e atuará durante as duas semanas de evento, como monitor. Anderson diz estar muito satisfeito com a experiência e pretende trabalhar em edições futuras do festival. “Eu adoro música clássica e estou muito feliz por trabalhar ao som desses instrumentos. Estou apreendendo muito, sobre a cultura de outros países, conversando com os alunos do FEMUSC”, afirma o jovem.

O conhecimento em espanhol e alemão foi determinante para que Anderson fosse selecionado pela organização do festival. “Os organizadores, me disseram que 50% dos alunos e professores eram estrangeiros, e 99% falam espanhol”, destaca o acadêmico, que aproveita as férias para dedicar as manhãs a esse trabalho voluntário.

Outros acadêmicos que também são monitores, durante as atividades e apresentações dos músicos na Scar, na secretaria do evento, e acompanhando os musicistas em concertos sociais em Jaraguá do Sul e em outras cidades onde haverá apresentações.

Visitantes elogiam estrutura da Católica de Santa Catarina

A violonista Juçara Dantas veio com outros musicistas de Belém no Pará, para participar pela primeira vez do Festival. O FEMUSC é o primeiro evento musical, que Juçara participa fora do Estado natal, por isso ela está muito empolgada em conhecer Jaraguá do Sul e outros músicos de várias partes do mundo. “É uma oportunidade muito boa, para compartilhar conhecimento, ter aulas com professores renomados, sem contar que é ótimo para o curricular, participar de um festival como esse”, diz.

Juçara comenta que achou o Festival e a logística que envolve as oficinas, apresentações e outras atividades, muito organizadas, principalmente a escolha da Católica de Santa Catarina como espaço para ensaios. “A instituição tem uma estrutura muito boa, com salas que proporcionam estudos em grupo e ensaios individuais, o que facilita muito o aprendizado e a concentração”, finaliza.

O diretor executivo Fenísio Pires Junior explica que a decisão de concentrar as aulas na Católica de Santa Catarina, objetiva dar ainda mais qualidade ao trabalho acadêmico do FEMUSC. Nos anos anteriores as aulas eram realizadas em escolas na cidade e no próprio Centro Cultural, o que causava alguns problemas em função do excesso de ruído nestes locais. “Com essa mudança acreditamos que o resultado final será ainda melhor”, observa Júnior.

“Desde que fomos procurados pelo Maestro Alex Klein, não tivemos dúvidas que a Católica poderia contribuir com este grandioso evento, por entendermos que a Universidade precisa desse intercâmbio cultural, e receber  músicos de diversos países é um orgulho para nós. É o retorno que podemos dar para a nossa comunidade, justamente por sermos uma instituição comunitária. Estaremos sempre abertos a estabelecer parcerias como esta”, destaca a Reitora da Católica de Santa Catarina, professora Pedra Santana Alves.