Na manhã do último sábado (24) aconteceu, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, o encerramento das atividades do projeto Reforço Escolar, iniciativa que envolveu cerca de 80 alunos do ensino fundamental da Escola Renato Pradi, no Bairro Jaraguá Esquerdo. O projeto objetivou aulas de reforço nas disciplinas de matemática, xadrez, inglês e computação, durante 8 sábados, que totalizaram 32 horas. Os professores foram 26 acadêmicos de diversos cursos de graduação da Instituição.

 

Durante a visita a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, os cerca de 30 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Renato Pradi, conheceram a Instituição e participaram de uma cerimônia de entrega de certificados e encerramento das atividades. O projeto Reforço Escola foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina e a Amivôlei – Associação de Amigos do Vôlei.

“Apesar do pouco tempo disponível, este projeto foi bastante proveitoso para os nossos alunos, comprovado pela melhora da maioria das médias do 2º para o 3º Bimestre. A escola disponibilizou toda a sua estrutura, indo de encontro à ideia do aproveitamento da escola nos fins de semana e mantendo o aluno e a comunidade mais próximos, favorecendo a integração. As crianças se sentiram prestigiadas e se engajaram com dedicação e responsabilidade”, comentou o professor Cezar Augusto Carneiro de Oliveira, coordenador técnico da Amivôlei e um dos idealizadores do projeto.

Segundo o professor Cezar e a diretora da unidade, professora Mariane Cristow, a melhora nas médias dos alunos, participantes das aulas de reforço, foi bem significativa. “Tivemos 75% dos alunos aprovados no projeto. Uma aluna conseguiu subir 4 pontos em matemática, em comparação a média dos bimestres”, disseram. Mariane destacou a relação que as crianças e adolescentes desenvolveram com os acadêmicos monitores. “Os alunos se sentiram mais a vontade para perguntar o que tinham dúvida. Por isso, os monitores conseguiram ganhar a confiança dos estudantes, o que foi de grande valia”, finalizou.

 “Os nossos acadêmicos, cada um de acordo com suas possibilidades e habilidades, colaboraram com esse processo em que se constrói cidadania e se pratica solidariedade, objetivos do Projeto Comunitário como componente curricular dos cursos de graduação da Católica de Santa Catarina”, finalizou o professor João Arnoldo Gascho do Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina.

Já para as acadêmicas, Yone Pereira Rocha, da 6ª fase do curso de Moda, que lecionou aulas de inglês e Sabrina Pinheiro, da 5ª fase do curso de Gestão em Recursos Humanos, que foi professora de xadrez, o sentimento de gratificação foi o que mais marcou durante a realização do projeto “Saber que você contribuiu para o conhecimento e crescimento dos alunos, foi o que mais valeu a pena. Acompanhar essa evolução é muito gratificante para nós acadêmicos”, finalizaram.

De acordo com a professora Diva Spezia Ranghetti, coordenadora do Projeto Comunitário da Católica SC, a intenção é dar continuidade a iniciativa em março de 2013, com os estudantes da Escola Renato Pradi que apresentarem as menores notas neste final do ano, nas disciplinas de matemática, inglês, xadrez e informática.  

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br