Acadêmicos da 4ª fase do curso de Ciências Contábeis da Católica de Santa Catarina em Joinville conheceram na manhã desta terça-feira, 22, um pouco das rotinas da Secretaria da Fazenda do município. Conforme a professora Ketty Elizabeth Benkendorf, a visita técnica teve como objetivo vivenciar na prática os conhecimentos repassados aos estudantes pela disciplina de Contabilidade Governamental, permitindo o acompanhamento da rotina e o percurso de informações dentro dos diversos setores da Prefeitura.

Além disso, assinala, os acadêmicos conheceram a finalidade e a importância das principais secretarias que compõem a administração pública direta e contribuem para a realização das atividade da contabilidade. No encontro com o secretário da Fazenda Nelson Corona e com o diretor executivo da pasta, Roberto Winter, o grupo também conheceu um pouco mais sobre as receitas que custeiam as ações do municipio. “A visita permitiu aos acadêmicos conhecer detalhes das receitas públicas, entender de onde elas vêm e como são aplicadas, ligando isso aos estudos realizados em sala, além de poder acompanhar pessoalmente a rotina do setor contábil da Prefeitura, identificando documentos e ações que até aquele momento tinham sido conhecidas somente na teoria”, observa.

Para a estudante Dayane Cristina Hess, o aprendizado foi muito importante. “Foi tudo novo. Eu não tinha dimensão da arrecadação da Prefeitura, de onde vem o dinheiro e para onde vai. Não sabia que para asfaltar uma rua, por exemplo, é preciso fazer orçamento e que é necessário ter a verba que é direcionada para aquele tipo de obra”, disse Dayane.

Os alunos viram 28 tipos de receitas municipais do período de 2009 a 2012. Eles também aprenderam como é feita a base de cálculo de cada receita, e, com base nos dados compilados das receitas, quais são as perspectivas, oportunidades e possíveis ameaças.

“É muito importante que os alunos conheçam na prática como funciona o dia a dia da administração pública. Além disso, é muito bom que a comunidade tenha acesso a essas informações e saibam como o dinheiro é usado”, destacou o secretário da Secretaria da Fazenda, Nelson Corona.

A professora Ketty Elizabeth Benkendorf finaliza destacando a oportunidade concedida aos alunos de conhecerem esses números. “Como eles estão estudando a parte teórica desse assunto, é essencial que eles possam vivenciar e sentir na prática o percurso dos documentos e como são realizados os procedimentos”.

(Com informações da Secretaria de Comunicação da PMJ)