Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul organizaram um seminário na disciplina Introdução à Engenharia, lecionada pelo professor e coordenador do curso, Renato Zanandrea, com o objetivo de discutir e conhecer a história da engenharia, conhecendo os fatos marcantes e os personagens que contribuíram para o desenvolvimento dessa área.

A atividade foi desenvolvida em grupo e no último dia 12 de março houve as apresentações, conclusões e debates sobre tema do seminário. Um dos sete grupos que estavam envolvidos no seminário, escolheu como personagem Henry Ford e sua contribuição para a engenharia. Este grupo apresentou no piso térreo do bloco G um veículo Ford modelo A que bem caracterizou a trajetória do personagem.

O veiculo ficou exposto das 17h às 21h, chamando atenção dos demais acadêmicos dos cursos de Engenharia, bem como de acadêmicos de outros cursos que frequentam o mesmo bloco e de alunos de outros blocos que utilizaram o tempo que antecede o horário de aula e o intervalo para conhecer de perto o veículo e suas características construtivas.

O veículo exposto foi cedido por um colecionador de Jaraguá do Sul.

Sobre Henry Ford

Henry Ford foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série, de forma a produzir em massa, automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150.000 (em valores da época), de doze sócios, sendo que US$28.000 foram investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época