O acadêmico da 6ª fase do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Joinville, Natã Miccael Barbosa, apresentou no dia 20 de outubro um projeto de pesquisa durante a 16ª Conferência Internacional SIGAACESS em Computação e Acessibilidade, em Rochester, nos Estados Unidos. O evento explora o design, a avaliação e a utilização de tecnologias de computação e informação para beneficiar pessoas com deficiência e idosos.
O projeto de pesquisa, que está sendo desenvolvido por Natã e outras cinco pessoas, prevê a criação de uma plataforma para facilitar o processo de autenticação na Internet. Durante a conferência, a proposta recebeu a segunda colocação entre as ideias inovadoras para computação acessível apresentadas.
O acadêmico começou a desenvolver a ideia durante um intercâmbio na Syracuse University (EUA), realizado entre os meses de maio e agosto. O projeto de pesquisa é patrocinado pelo governo dos Estados Unidos em parceria com três universidades do País.
Natã explica que a plataforma estudada busca permitir que pessoas com deficiência motora ou visual acessem a rede através de um gesto específico na tela do computador ou falando uma palavra-chave, por exemplo, em vez de digitar nome do usuário e senha.
“Meus planos agora são continuar trabalhando no projeto de pesquisa e, quem sabe, usar essa experiência como tema de mestrado futuramente”, comenta.