Entre os dias 16 e 20 de setembro a acadêmica da 8º fase do curso de Direito Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Bruna Motta Piazera estará em Brasília para participar do Programa Estágio Visita da Câmara Federal, promovido pelo Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento – CEFOR. Ela estará no seleto grupo de 20 jovens estudantes de todo o Brasil que vivenciarão esta experiência no próximo mês.

Bruna conta que soube da existência do Programa, acessando o próprio site da Câmara dos Deputados, e curiosa em conhecer a dinâmica do Poder Legislativo decidiu se inscrever. “Para a inscrição foi necessário entrar em contato com os Deputados catarinenses e verificar a possibilidade de indicação do meu nome para o programa, já que apenas pela indicação de um deputado é possível efetivar a inscrição. Entrei em contato com praticamente todos por e-mail e telefone desde o início do ano, e agora foi aprovada a minha inscrição”, afirma a jovem.

O programa tem duração de uma semana, durante a qual os alunos participam de palestras, visitas institucionais e simulações dos trabalhos legislativos. Sendo que todas as despesas com hospedagem e alimentação são arcadas pela organização do Programa. “Ficarei hospedada juntamente com os outros participantes na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); será fornecido translado até a Câmara; bem como café da manhã, almoço e jantar durante os 5 dias de atividades”.

“Em tempos de manifestações, onde grande número da população saiu às ruas nos últimos meses reivindicando o fim da impunidade, melhoria da saúde pública, educação de qualidade, e mais uma série de temas, entendo que a possibilidade de aproximação com Legislativo, mesmo que em apenas uma das Casas, possibilitará o aprimoramento do meu conceito de cidadania e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício da cidadania, tanto como acadêmica de Direito, quanto como cidadã”, resume a jovem que embarcará para a Capital Federal no próximo dia 14 de setembro (sábado).

 O programa  – O Estágio Visita possibilita que universitários conheçam o funcionamento da Câmara dos Deputados e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. A programação inclui palestras, debates, vivências e simulações.

Os participantes ganham hospedagem, alimentação e traslado entre o alojamento e a Câmara durante todo o programa. Para participar, o estudante deve, primeiramente, entrar em contato com o gabinete do deputado federal que representa o seu estado e solicitar a indicação. Restam apenas as edições de outubro e novembro.