A acadêmica do 5º semestre do curso de Direito, Brenda Rangel Coelho, 20 anos, teve uma experiência inesquecível. Ela foi selecionada para participar do programa Estágio-Visita entre os dias 22 e 27 de março, promovido pela Câmara dos Deputados. O programa possibilita que universitários de todo o País conheçam sobre o funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.
O curso durou aproximadamente cinco dias, contabilizando 36 horas. Brenda conta que aprendeu sobre temas políticos em pauta, procedimentos específicos do Congresso Nacional e diferentes assuntos relacionados à área do Direito, como o processo legislativo, o papel institucional da Câmara no Estado Brasileiro, educação fiscal, reforma política e sistema eleitoral. A acadêmica também visitou outros locais importantes da capital federal, como o Memorial JK, a Catedral de Brasília, o Palácio do Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado Federal, os prédios dos Ministérios, o Bosque dos Constituintes, entre outros.
“A viagem foi muito proveitosa, pelo conhecimento adquirido e pela oportunidade de me relacionar com pessoas de outros Estados e conhecer lugares diferentes”, comenta.
O programa é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). Cada deputado pode indicar, por ano, até dois universitários para integrar o programa. Brenda foi indicada a participar do projeto pelo deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) e esteve entre os três universitários catarinenses contemplados nesta etapa, que teve 50 participantes.
“Essa viagem foi uma experiência única, que me possibilitou acompanhar os dois lados da sociedade: políticos e o povo. Além disso, tive contato com a diversidade de pensamentos e lugares que representam nossa nação e pude principalmente entender o dia a dia de Brasília, que o coração do País”, acrescenta.