No dia 23 de fevereiro foi realizada a apresentação do projeto final para conclusão do curso de Engenharia de Alimentos da UNERJ, pela acadêmica Cristiane Francine Campestrini, sob a orientação da professora Silvia Helena Olitta Morato Figueiredo, com o tema ”Análise do queijinho utilizado como recheio para strudel fabricado no Centro de Processamento do Jaraguazinho- Jaraguá do Sul- SC”.

O projeto teve apoio da APEAFA (Associação dos Produtores Artesanais) que viabilizou o contato com os produtores do queijinho. Dentre eles, 6 produtores contribuíram com o envio das amostras do queijinho produzido por eles e que semanalmente é encaminhado para o Centro de Processamento para ser utilizado como recheio do strudel.

O convite para a banca foi encaminhado para a APEAFA que contatou os produtores, sendo que 3 deles estiveram presentes na UNERJ, por ocasião da apresentação. O projeto foi apresentado pela acadêmica, e o resultado final mostrou haver uma grande contaminação de bactérias nas amostras na ordem de 90%.

Também como parte do objetivo do projeto foi apresentado uma proposta de procedimento a ser seguido (POP) para a obtenção da matéria prima (leite) e outro para o processamento do queijinho. Esses documentos orientativos devem minimizar a contaminação a níveis seguros para o produto.

Ao final da apresentação os produtores presentes solicitaram que a professora e a acadêmica relatassem os resultados do trabalho à comunidade.