A estática faz parte do estudo do que chamamos de mecânica dos corpos rígidos e é uma ciência essencial para a engenharia, seja por constituir a base de outras disciplinas importantes, como por exemplo mecânica e resistência dos materiais, ou simplesmente pelo fato de que muitos sistemas são projetados para permanecerem em equilíbrio. Promover a aprendizagem significativa dos conceitos e da matemática aplicada em estática é, portanto, fundamental para a formação do futuro engenheiro.

Neste semestre, com o intuito de acompanhar o aprendizado dos alunos e de planejar aulas com foco nos seus conhecimentos e dificuldades, utilizou-se neste semestre em estática uma combinação do uso de avaliações formativas ou processuais e do método de ensino sob medida. A figura 1 apresenta um diagrama esquemático de como este processo está sendo conduzido na disciplina de estática.

Figura 1 – Representação simplificada das etapas no ensino de estática

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A avaliação formativa ocorre após um primeiro contato do estudante com um determinado assunto da disciplina. Os alunos participam das aulas, são encorajados a estudarem por meio da resolução de exercícios e problemas específicos e então passam pelo processo avaliativo.

Durante a realização da avaliação formativa, além de resolver as questões propostas o estudante também as analisa, classificando-as quanto ao nível de dificuldade percebido, apontando quais seriam as principais dificuldades e, finalmente, conferindo a si mesmo uma nota pelo seu próprio desempenho nesta avaliação. O professor, por sua vez, ao corrigir as avaliações observa a resolução do problema pelo aluno, analisa a classificação dada a cada questão e seus apontamentos. Ainda, a nota obtida na correção feita pelo professor é comparada à nota da autoavaliação. Com estas ferramentas, o professor busca identificar as principais dificuldades dos alunos assim como a percepção de cada um deles em relação a sua própria aprendizagem.

Na aula subsequente é feita a devolutiva da avaliação formativa, onde a aula é conduzida com foco nas principais dificuldades identificadas. A avaliação somativa é feita somente ao final da parcial, englobando uma quantidade maior de conteúdo e objetivos de aprendizagem. Acredita-se que durante todo este processo os alunos são estimulados a estudarem com regularidade, além de interagir com os seus colegas.

Em atividades extraclasse, os estudantes de estática também podem contar com as modalidades de assessoramento, oferecidos pelo próprio professor, além da monitoria acadêmica (horários e salas ficam disponíveis no AVA e nos murais em sala de aula). Na Figura 2, alguns alunos da engenharia civil puderam modelar matematicamente alguns problemas de estática durante uma aula de assessoramento, visto que o processo de aprendizagem se torna mais eficaz com o uso da experimentação como recurso didático.

Figura 2 – Estudantes de estática no laboratório de física, modelando problema sobre equilíbrio de partícula em três dimensões.

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 Prof. responsável Dr. Dianclen do Rosario Irala