Neste sábado, 15 de maio, é celebrado o Dia do Assistente Social, porque foi nessa data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos.

A área foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Houve a reconstrução dos seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.

O Serviço Social é impulsionado pelo movimento de redemocratização do país, houve a reescrita do seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe.

Ela vem se transformando, ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Algumas curiosidades sobre o tema

Assistente social x Serviço Social, qual a diferença?

O assistente social é o profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (Cress) do estado em que trabalha. Este profissional pode atuar em diversos espaços.

Já o Serviço social é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. O termo Serviço Social refere-se também ao curso de graduação que o estudante universitário faz para se tornar um assistente social no futuro. Depois de concluir o curso, o recém-formado precisa se registrar no Cress do estado em que irá atuar. O registro no Conselho Regional é obrigatório para exercer a profissão de assistente social.

A assistência social é uma política pública prevista na Constituição Federal de 1988 e também direito de cidadãos e cidadãs, assim como a saúde, a educação, a previdência social etc. Esta política é regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), constituindo-se como uma das áreas de trabalho de assistentes sociais.

O que faz um profissional de Serviço Social e onde trabalha o assistente social?

O profissional de Serviço Social trabalha em diversas áreas: educação, saúde, assistência social, área privada, ONGs, dentre outras.

  • Nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal), exerce funções públicas e, no setor privado, geralmente em empresas e organizações não governamentais.
  • Em processos de elaboração, formulação, execução e avaliação de políticas sociais, principalmente em órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
  • Presta orientação a indivíduos, grupos e famílias e realiza estudos sociais com vistas ao acesso a bens e serviços públicos e privados.
  • Planeja, organiza e administra benefícios sociais, assessora órgãos, empresas e movimentos sociais.
  • Atua na docência e realiza pesquisas e investigações científicas.
  • Elabora pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios.
  • Conduz a gestão e direção em organismos públicos e privados.

Formação necessária

A Católica SC tem curso voltado para área, com um conteúdo programático comprometido com a historicidade, construção e diversidade na apreensão da totalidade social. As disciplinas estimulam a visão crítica e aptidão para construção de propostas de intervenção na realidade social. A formação tem duração de quatro anos, com aulas na modalidade EaD (educação a distância), que possibilitam a comodidade de poder escolher onde e quando estudar.

Serviço Social é uma das opções de formação da Católica de Santa Catarina, para saber mais acesse catolicasc.org.br/cursos