No começo é sempre assim: currículo que parece vazio, vontade de aprender e aquele friozinho na barriga que vem com a incerteza de como começar a trabalhar.

Acreditem, eu acompanho o desenvolvimento profissional dos meus estudantes há mais de 50 anos, e os primeiros passos sempre acompanham essa mistura louca de entusiasmo e insegurança. Mas, não se preocupem! Tenho experiência no assunto e sei de algumas dicas que podem te ajudar nesse momento de virada. 😉

Para começar, monte um currículo que demonstre a sua vontade de aprender

Estamos falando do seu momento de ingresso no mercado, então é bem provável que você não tenha aquela lista longa de experiências prévias que demonstram sua expertise, e isso não significa que o seu currículo será desinteressante. 

Aproveite essa chance para contar mais sobre você e a sua ambição. Descreva onde quer chegar, fale do porquê está buscando uma oportunidade, conte suas experiências acadêmicas, grupos de estudo, cursos e atividades extracurriculares, projetos comunitários, conhecimentos de línguas estrangeiras. Tudo conta!

Aposte nas soft skills

Habilidades técnicas são importantes, mas existem outros tipos de conhecimento que te qualificam para o mercado de trabalho: as soft skills.

Características como comunicação, empatia, resolução de problemas, adaptabilidade, criatividade e trabalho em equipe, são determinantes para o dia a dia no ambiente profissional. Então, por que não montar uma listinha das suas melhores soft skills? 

Sou suspeita para falar, todos os dias nos meus campi eu vejo como vocês são cheios dessas habilidades que transcendem a sala de aula, e tenho certeza que elas ainda vão abrir muitas portas! <3

Aproveite o ambiente acadêmico e faça conexões

Falando assim parece ser mais sério do que realmente é, mas o que eu quero dizer é para você explorar a facul e fazer novas amizades. ✨

Independente do seu curso, existem veteranos, professores e oportunidades de extensão que tornam a graduação uma experiência muito mais enriquecedora e divertida, então aproveite! A vivência universitária é um dos melhores tipos de networking, e isso já faz parte da sua rotina.

Seja persistente no seu objetivo

Já parou para pensar em como coisas acontecem o tempo todo, em todo lugar? Não estou falando do filme, estou falando que oportunidades vêm e vão todos os dias.

Se aquela vaga que você queria não está mais aberta, não deixe a frustração tomar conta. Continue buscando novas chances, envie seu currículo e mantenha a mente aberta para as portas que podem se abrir no futuro.

Por fim, passe na Católica Carreiras

Sabe todas essas dicas que eu te dei até agora? Na Católica Carreiras você consegue colocar tudo isso em prática com a ajuda de uma equipe incrível que já conectou milhares de estudantes ao mercado de trabalho!

Além de ser uma intermediária que te ajuda a encontrar oportunidades em diversos setores, você também tem assistência para montar o seu currículo, a chance de treinar para entrevistas e o apoio de uma equipe que continua a te orientar no pós-contratação.

Confira neste vídeo!

Para ter o auxílio da Católica Carreiras, é só passar na sala 100 do Bloco G, em Jaraguá do Sul, ou na sala A04, em Joinville. O horário de atendimento é das 13h às 22h, de segunda a sexta, nos dois campi.

Com essas dicas e a ajuda da minha equipe, tenho certeza de que você vai encontrar um primeiro estágio perfeito. Ansiosa para ver sua carreira decolando! 🤩