O professor do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville, Daniel Vieira Minegatti de Oliveira, participou, nos dias 25 e 26 de outubro, da 3ª Oficina de Trabalho da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em Brasília. A iniciativa busca desenvolver ações para a promoção do uso sustentável e reuso da água, atendendo às prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020.

Em outubro, Daniel foi selecionado, por meio de um edital de concorrência aberto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), para apresentar um projeto que ajudará a definir diretrizes e critérios para o uso sustentável e reuso da água, nos setores industrial, agrícola e doméstico. A proposta deverá ser apresentada no início de 2018 ao CNRH, que será responsável por criar uma legislação sobre o assunto.

A iniciativa ocorre por meio do “Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS”, que tem como objetivo promover uma melhor articulação e coordenação de ações sobre a água no Brasil. “A ideia é desenvolver um projeto de sustentabilidade que seja acessível a toda a população brasileira e que sua aplicação atenda às exigências ambientais e de saúde”, explica o professor.

A oficina é promovida pela Câmara Técnica, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Banco Mundial. O assunto começou a ser discutido pelo MMA em 2014.

Oficina ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro e avaliou soluções hídricas para o país

Oficina ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro e avaliou soluções hídricas para o país