O professor-doutor Paulo Cesar Fernandes de Oliveira representa a Católica de Santa Catarina em uma conferência que discute meios de avaliação para sistemas baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN), ramo da Inteligência Artificial. A Text Analysis Conference – Conferência de Análise de Texto) é patrocinada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) nos EUA. A TAC 2011 consiste em uma série de trilhas (tracks) que focam em um problema de PLN especificamente. O evento reúne pesquisadores de todo o mundo e o professor Paulo Cesar é o único representante do Brasil.

O TAC 2011 tem como objetivos, promover a pesquisa em PLN baseados em grandes coleções de dados para teste; Melhorar metodologias de avaliação para PLN; Construir uma série de coleções de dados para teste que evoluem para antecipar as necessidades de avaliação de modernos sistemas de PLN; Incrementar a comunicação entre indústrias, academias e governo, criando um fórum aberto para a troca de ideias de pesquisa; Acelerar a transferência de tecnologia dos laboratórios de pesquisa em produtos comerciais, demonstrando melhorias substâncias nas metodologias de PLN em problemas do mundo real.

A trilha em que a Católica de Santa Catarina está participando é a de Sumarização, tópico que culminou no doutoramento do professor Paulo Cesar, na Inglaterra em 2005.

O resultado das participações de várias instituições espalhadas pelo mundo serão discutidas em um Workshop que acontecerá no mês de novembro, em Maryland, nos EUA. Adicionalmente, um artigo deverá ser produzido para que os resultados sejam divulgados.