A Católica de Santa Catarina sediou na noite da última quarta-feira (25) o segundo meetup do Joinville Startups, promovido pela Informant. O evento, que foi muito prestigiado com a participação de mais de 70 jovens empreendedores da região e até de Curitiba, oportunizou a troca de experiências entre startups consolidados no mercado, investidores. A inovação tecnológica e mercadológica, empreendedorismo, dúvidas sobre esta área e orientações de empresários, nortearam o bate papo.

O case da startup Conta Azul, inovadora no mercado softwares de gestão financeira e fiscal de micro e pequenas empresas, apresentado pelos sócios José Carlos Sardagna, Vinícius Roveda e João Augusto Zaratine, iniciou as atividades da noite. Os jovens profissionais contaram sobre o período de quatro meses no Vale do Silício, EUA, onde o time passou pelo programa de aceleração da 500 Startups, uma das aceleradoras mais importantes dos EUA. “Participar desse programa foi muito bom, pois faltavam muitas informações e conhecimento sobre esse modelo de empreendimento que é o startups. Neste período, conhecermos o modelo de gestão e as bases de atuação”, comentou José Carlos.

A maioria dos cases das startups apresentadas durante o evento, são negócios ligados à internet, como redes sociais, jogos virtuais e mobilidade. O experiente, Reinaldo Normand, da 2 mundos, do mercado de jogos sociais, falou sobre “os prazeres e as dores de criar uma startups” no Brasil e em outros países, já que possui uma empresa nos Estados Unidos. “A burocracia e o modelo complexo para se abrir um negócio no Brasil, são os grandes problemas. Para se ter uma ideia eu demorei 5 meses para abrir uma conta bancária aqui, por ter uma empresa no exterior”, enfatizou Reinaldo.

Uma grande “ilusão” dos jovens que desejam criar uma startup, segundo Reinaldo é a visão imediatista, de que o retorno financeiro é rápido. “É preciso ter visão a longo prazo, ter planejamento e sempre inovar. Outra dica, é sempre estar preparado para mudar, esse deve ser um dos ideais de um startups”, destaca o empreendedor acrescentando que no Brasil a área de atuação desse segmento mercadológico é muito ampla e o profissional precisa ter consciência que a competitividade é global, por isso, complementa Reinaldo, a palavra de ordem é inovação.

O professor Paulo César Fernandes de Oliveira, coordenador da Pós-Graduação da Católica de Santa Catarina, aproveitou a realização do evento, para apresentar a Agência de Ciências Tecnologia e Inovação da Católica de Santa Catarina. O objetivo da agência é estreitar a relação entre a academia e seus pesquisadores, com a sociedade e principalmente empresas, que necessitam deste serviço para serem competitivas.

As competências, como tecnologia de Informação, automação industrial, saúde, tecnologia de gestão, entre outras foram mapeadas de acordo com a realidade da região, ou seja, elas indicam a expertise existente em termos de desenvolvimento local. “Nós queremos ser esse agente transformador que fomente as ideias inovadoras e que impulsione a concepção de novas empresas”, finalizou o professor.

Após, esse momento, o CEO da HFPX Investimentos, Hugo Fabiano  e o representante da BZPlan (Fundo SC), Rodrigo Ventura de Oliveira participaram do pianel de investidores tirando as dúvidas dos empreendedores. Na sequência os participantes do evento assistiram a apresentação de três startups pitches – PoupaMAIS, por Thober Detofeno; MeCasar, por Arthur Furlan e ForMind, por Andre Vidal dos Santos.

Para fechar o Joinville Startups os participantes participaram de um networking, para compartilhar experiências, ideias e objetivos.

Sobre a Informant

Especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, a Informant se destaca no mercado de SaaS (Software como Serviço), auxiliando na criação de empresas (startups) e produtos personalizados para novos mercados. Hoje, considerada um “atelier de softwares”, a empresa foi a primeira a atuar no Brasil com este foco e, por apresentar como principal diferencial softwares customizados de acordo com o mercado de cada cliente. Com metodologia própria para a criação de produtos desenvolvida somando a experiência na criação de produtos SAAS no Brasil com o conhecimento em desenvolvimento de produtos do Vale do Silício, a equipe, formada por profissionais altamente capacitados, atua em todas as fases da criação de um produto, oferecendo além do desenvolvimento, consultoria de mercado e validação tecnológica. A empresa é uma das poucas no segmento a crescer 100% ao ano, desde a sua fundação, em 2007.

Mais informações pelos telefones (47) 3801-0919 ou pelo site http://www.informant.com.br