A SAP Brasil, líder em soluções para gestão de negócios, e a Católica de Santa Catarina assinaram nesta quarta-feira (21), um convênio educacional para qualificar acadêmicos da Instituição em Jaraguá do Sul e Joinville, com softwares SAP. A Aliança Universitária busca promover o desenvolvimento de estudantes mais qualificados para o mercado de trabalho – o que potencializa a inovação de jovens profissionais e contribui ao desenvolvimento econômico da região. Com o Programa, a Católica SC irá contar com um diferencial curricular em sua grade de cursos e atualizações constantes do material didático. Por meio de workshops, os docentes conhecem o sistema SAP e se aproximam da linguagem e da demanda de mercado.

Segundo o Reitor da Católica SC, professor Robert Burnett, a maioria dos cursos de graduação, poderá receber esse implemento dos sistemas SAP através de softwares específicos. “Iremos aplicar essa plataforma nas disciplinas dos cursos de Engenharias, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação”, disse o professor. 

De acordo com o presidente da SAP Brasil, Luis Cesar Verdi, a Instituição vai ter acesso a menu de soluções SAP – ERP, CRM, SCM, NetWeaver e Business User – e irá disponibilizá-lo de acordo com o curso. O Programa foca além da formação de competências que possam trazer desenvolvimento regional na área tecnológica, também dissemina a tecnologia SAP em novos clientes na região, onde a Instituição está inserida. “É uma satisfação firmar parceria educacional com a Católica de Santa Catarina de confirmada qualidade acadêmica, contribuindo na formação de profissionais certificados para atender a demanda crescente do mercado nacional em soluções de gestão”, comemora Verdi.

O professor Mauricio Henning, coordenador do curso de Sistemas de Informação, entende que a parceria amplia o leque de opções que a Instituição oferece de formação acadêmica e profissional para seus alunos, unindo forças para a formação e qualificação de pessoas habilitadas e certificadas em tecnologias de ponta na área de informática e sistemas de informação. “Para o mercado de TI, estarão disponíveis cursos de extensão (entre outras iniciativas), visando à certificação dos profissionais, qualificando-os ainda mais dentro do dinâmico cenário em que nos situamos”, afirma.

Neste primeiro momento, a gerente de alianças da SAP Brasil, Marcia Galeazzi, confirma que já estão disponíveis 47 cursos de médio e curto prazo, presencial e virtual, modelo em que o professor e alunos interagem em tempo real, “esses cursos são destinados tanto para a comunidade acadêmica (docentes e alunos) quanto para os profissionais interessados”, comenta Marcia acrescentando que 70% do valor dessas capacitações são subsidiados pela SAP mundial, para parceiros e empresas cliente da multinacional. Já os profissionais interessados podem consegui um desconto de até 30%. Os cursos são para início imediato.

 Além da Academia SAP  a Católica de Santa Catarina também será parceira SAP em treinamentos oficiais da empresa, através da SAP Education que oferecerá já neste semestre treinamentos subsidiados a parceiros SAP que atuam na região. E também no projeto ESPERANSAP, que é um projeto Social da SAP através a associação de usuários SAP (ASUG) , esta iniciativa oferece oportunidade a profissionais de baixa renda, sem condição de arcar com os altos custos de um curso de tecnologia, exigindo apenas do candidato formação ou experiência prática em uma das áreas dos módulos SAP, sendo completamente gratuito, isento de qualquer cobrança adicional.