No sábado, 29/2, o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso importado de coronavírus no país. Até 28 de fevereiro, havia 182 casos suspeitos e 71 casos descartados no Brasil. A Católica SC está acompanhando os boletins epidemiológicos emitidos pelo Ministério da Saúde e ressalta a importância dos cuidados de prevenção da doença.

Salientamos ainda que em caso de sintomas relacionados as famílias devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e, caso seja orientado afastamento, comuniquem o centro universitário. Nas unidades, as equipes internas estão reforçando a ventilação dos locais, higienização e disponibilização de álcool gel para uso de alunos e docentes e demais colaboradores. Aproveitamos para relembrar as recomendações básicas:

Como é a transmissão?

Por meio de três formas:
• Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
• Por contato físico, como beijos e abraços;
• Por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimão.

Sintomas

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já tenham outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Como prevenir

Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. É preciso também:
– Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos;
– Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

O uso de máscaras é recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para áreas de risco de contaminação pelo vírus. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.

O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Atenciosamente

Diogo Richartz Benke
Reitor