Topo do site
Inscreva-se Polos e Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Florianópolis:0800 600 0005
Joinville:(47) 3275-8353
Jaraguá do Sul:(47) 3275-8353
Topo
Início do menu
Voltar

Perguntas frequentes

Início do Conteúdo

Mesmo com o crescimento no número de estudantes na modalidade a distância nos últimos anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena fazer um curso EaD. Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o tema.


Onde acesso o(s) edital(is) do(s) processo(s) seletivo(s) vigente(s)?

Para acessar os editais vigentes, você clica em ““Como Ingressar” e escolhe uma das formas de ingresso. O arquivo estará ao lado direito da tela para download. Para facilitar deixamos aqui o link direto do(s) edital(is) vigente(s).

Para acessar o edital atualizado para ingresso via Histórico Escolar, clique aqui.

Diploma EaD é válido?

Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação e mestrado. Para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC. A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou presencial) não aparece no diploma.

Curso EaD é mais fácil do que presencial?

Não necessariamente. A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EaD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EaD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.

EaD tem prova?

Sim. Uma determinação do Ministério da Educação exige que os alunos dos cursos superiores a distância façam, ao menos, uma avaliação presencial no polo no qual está matriculado. Na Católica SC, todos os cursos superiores EaD aplicarão prova presencial ao final de cada disciplina, que representará 60% da nota. Os cursos a distância da Instituição também empregarão diferentes estratégias de avaliação dos alunos, seja em atividades individuais ou em grupo, o que representará 40% da nota.

Na EaD o aluno estuda sozinho o tempo todo?

Não. Apesar de contar com algumas atividades de autoestudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades on-line, os cursos superiores EaD da Católica SC têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por meio da Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso. Além disso, quando o curso exige atividades de laboratório e estágios, essas atividades são realizadas de forma presencial.

O diploma especifica que o meu curso é a distância?

Não. Não há nada que diferencie um documento obtido em um curso a distância ou em aulas presenciais, pois ambos têm o mesmo valor legal.

Preciso saber informática para fazer um curso EaD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no aparelho escolhido (celular, computador, tablet etc), como: ligar o equipamento, navegar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. A Católica SC, por exemplo, oferecerá a disciplina de “Introdução à Educação a Distância” EaD, que vai orientar o aluno a aprender a acessar o sistema e a navegar pelo ambiente virtual. Além disso, a Católica SC irá disponibilizar uma equipe especializada nos polos para atender os estudantes sempre que eles desejarem vir até a Instituição.

Curso EaD é mais barato que o presencial?

Em geral, a mensalidade de um curso EAD é mais barata em relação ao mesmo curso em formato presencial. O valor varia em função do tipo de infraestrutura necessária para cada curso. Graduações mais teóricas, como as de licenciatura, por exemplo, costumam ter mensalidades mais baixas.

Há interação entre aluno e professor no curso a distância?

O aluno terá várias oportunidades de interagir com o professor tutor, por meio de fóruns de discussões, conversas on-line, e-mail ou telefone, se for necessário. O estudante também pode tirar dúvidas com o tutor presencial (profissional que oferece suporte técnico para estudantes que necessitam de apoio) e com o coordenador do polo.

Todo aluno consegue estudar a distância?

O estudo a distância exige autonomia, concentração e organização do aluno, que deverá planejar sua rotina para que haja tempo suficiente de dedicação ao estudo. Se tiver alguma dificuldade nesse sentido, o tutor presencial pode lhe ajudar a organizar os estudos.

Quais os materiais didáticos utilizados na EaD?

A Católica SC utilizará material digital, que pode ser acessado pelo aluno quantas vezes ele quiser, recursos multimídia como videoaulas, fóruns de discussão e outros materiais de apoio. Além disso, as aulas gravadas em vídeo podem ser assistidas quantas vezes o aluno quiser. Essas fontes de estudo permitem que o conteúdo seja repassado de forma clara e objetiva. O aluno também terá acesso à biblioteca física e digital da Instituição. Assim, ele pode ter uma boa base para pesquisas acadêmicas e consequentemente aprofundar ainda mais seu conhecimento.

Como posso entrar em contato com o Núcleo de Educação a Distância?

A equipe do NEaD atende você por meio dos seguintes contatos:

Setor de Educação a Distância

Localização: Bloco C (unidade de Jaraguá do Sul)
Telefone: (47) 3275-8240
E-mail: ead@catolicasc.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 19h

Polo Joinville

Localização: Sala E01
Telefone: (47) 3145-9752
E-mail: polo.joinville@catolicasc.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 22h / sábado das 8h às 12h

Polo Jaraguá do Sul

Localização: Sala C03
Telefone: (47) 3275-8352
E-mail: polo.jaragua@catolicasc.org.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 22h / sábado das 8h às 12h