Charles Zimmermann
ADMINISTRAÇÃO
Jaraguá do Sul
Entender a cultura de outros povos para melhorar sua habilidade de negociação no trabalho. Foi esta questão que fez com que Charles Zimmermann decidisse tirar um ano sabático para viver entre alguns povos da Ásia (China, Tailândia, Indonésia, Vietnã e Índia). Trabalhando na área de desenvolvimento para novos mercados, abertura de clientes e filias na Ásia e Oriente Médio, ele começou a se interessar pela cultura de cada país. “Notava que meu maior erro e de meus colegas era habilidade de lidar com o diferente, com a cultura milenar daqueles povos”, lembra.
Ao retornar desta jornada, decidiu escrever um livro contando a experiência e acabou trilhando um caminho único para a carreira: foi estudar nos EUA, passou a viajar com frequência, prestar consultoria na área de negócios internacionais e lecionar.
Hoje, toda essa experiência já pode ser conhecida em quatro livros publicados e outro que está no forno, prestes a ser lançado em 2019.
Para o futuro, planos de enriquecer ainda mais a bagagem com viagens, novos livros e estudo. “Pretendo me aprimorar em uma área que se chama Inteligência Cultural. Ela trabalha com a influência da cultura nas práticas ligada a negócios e relacionamento entre pessoas”, conclui.