Lean Six Sigma – Black Belt | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
Inscrições em breve Aguarde!

Certificação

Os alunos recebem Certificação Conjunta – Católica SC/PUCPR de Especialista em Lean Six Sigma e também o Certificado Black Belt em Lean Six Sigma.

Proposta do Curso

O curso de Lean Six Sigma – Formação Black Belt é a Pós-Graduação Lato Sensu mais avançada, inovadora e envolvente oferecida no país, com dupla certificação. Todas as aulas são ministradas por entusiastas que praticam intensamente a respectiva metodologia em suas organizações, isto é, os professores são profissionais que atuam no mercado, absolutamente engajados na filosofia Lean Seis Sigma e, sobretudo, gestores de grandes Empresas Classe Mundial. O curso forma profissionais capazes de conduzir projetos funcionais e multifuncionais à luz da metodologia DMAIC. Com base nesse método, o especialista pode solucionar problemas críticos e crônicos das organizações e garantir, dessa maneira, um retorno sobre o investimento muito significativo. A formação é baseada nas filosofias Seis Sigma e Lean Manufacturing, sendo que o participante receberá dupla certificação ao final do curso: o título de Black Belt e o de especialista Lean, ambos chancelados pela Católica SC e reconhecidos internacionalmente. O conteúdo abrange a cultura da metodologia Seis Sigma, assim como a integração com o Lean Manufacturing, histórico, pilares para o sucesso, estrutura de patrocinadores e especialistas, programas de implementação da metodologia nas empresas, definição e desenvolvimento de projetos com a aplicação do método DMAIC, detalhamento das etapas do DMAIC e a diferença entre o DMAIC e PDCA. Além disso, ferramentas estatísticas são exercitadas em laboratórios de informática onde é proporcionado um conhecimento detalhado do software estatístico e estudados temas como: avaliação dos sistemas de medição (MSA atributos e variáveis), planejamento de experimentos (DOE), controle estatístico de processo (CEP), ferramentas estatísticas básicas como: gráficos de barra, setores, dispersão, de pareto, histogramas e boxplots e ferramentas estatísticas avançadas como: regressão linear, testes de hipóteses, intervalos de confiança, análises de variância e teste chi-quadrado.

Objetivos

Difundir, exercitar e promover a cultura Lean Manufacturing e Six Sigma nos processos de transformação nas organizações, capacitando os alunos em planejamento e execução seguindo modernas técnicas de gestão, de forma sustentável e agregando valor.

Público de interesse

Engenheiros, administradores, tecnólogos, analistas, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de todos os setores que tenham interesse em integrar a Metodologia Lean Seis Sigma nas suas organizações. Profissionais com experiência em processos produtivos que buscam a Certificação Black Belt reconhecida nacional e internacionalmente para alavancar a carreira.

Cronograma

Quinzenal, podendo ser semanal conforme a organização do cronograma.

Aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato

0800 600 0005
WhatsApp (47) 99250-1230
catarina.keller@catolicasc.org.br

Investimento

Mensalidades 1+24x de R$ 730,00

Observações

Política de Bolsas:
Convênio com empresas: 15% - válido para colaboradores e seus dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuges)
Egressos da Católica SC ou PUCPR: 15%
Obs.: Bolsas não cumulativas

Coordenador

Adans Pablo Carvalho
Coordenador do Curso de Especialização
Disponível nesta unidade
Inscrições em breve Aguarde!

Disciplinas

GESTOR LEAN - CULTURA & LIDERANÇA

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas. Para tanto, são avaliados diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Considerando-se a complexidade do exercício da liderança, são analisados, também, as habilidades e traços de perfil exigidos dos líderes, além dos seus estilos de gestão, à luz da cultura organizacional. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.

HOSHIN KANRI – OWNERSHIP & EMPOWERMENT

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Análise do processo de criação e desdobramento do plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Identificar a importância do desdobramento das diretrizes para criação do sentimento de propriedade (ownership). Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na “cadeia de ajuda” para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR - ESTADO ATUAL E ESTADO FUTURO

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como “bússola do processo”, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.

ÉTICA

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da Católica SC). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

METODOLOGIA – TCC HANDS ON

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey. Aplicação da metodologia de projeto Lean Six Sigma seguindo o Mapa de Raciocínio, passando pelas etapas de Define, Measure, Analyze, Improve e Control (DMAIC).

LEAN SIX SIGMA – FORMAÇÃO GREEN BELT I

Carga horária: 32 horas

Conteúdo:
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.

LEAN SIX SIGMA – FORMAÇÃO GREEN BELT II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
MSA - Análise de Sistemas de Medição (atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo); Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, etc.

CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Capacitar os profissionais a entender e aplicar as técnicas de Controle Estatístico de Processo na sua plenitude alcançando desta forma processos mais repetitivos e previsíveis. Estarão habilitados a interpretar a “voz do processo” e a direcionar soluções focadas alcançando a melhor relação custo/benefício/tempo.

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA APLICADA A PROCESSOS

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Serão conceituadas ferramentas como: Teste de Hipóteses, Intervalos de Confiança e Análise de Variância para que informações obtidas com base em dados amostrais sejam empregadas para o estabelecimento de conclusões, com grau de confiança conhecido, sobre a totalidade dos dados gerados por um processo.

DESIGN FOR LEAN SIX SIGMA - DMADV

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Conceitos e definições da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyze, Design e Verify) para desenvolvimento do Projeto Black Belt. A disciplina proporciona ao aluno entender o processo de criação de novos produtos/processos, sob a ótica e os conceitos fundamentais do Six Sigma. Além disso, introduz no escopo do Six Sigma, estratégias que propiciam ao aluno entender os conceitos básicos de Inovação e de que forma pode ser implementada com sucesso. Também enfatiza o desdobramento da função Qualidade para o desenvolvimento de novos produtos e processos, utilizando também tecnologias de apoio. Considerando que a Inovação é parte importante desta disciplina, também focamos em boas práticas de gestão para capturar a “voz do consumidor” e transformar esta importante ferramenta em produtos e serviços de qualidade.

PROJETO BLACK BELT - CONEXÃO, DEFINE E MESURE

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Compreender o Estatuto dos Projetos Black Belt PUCPR, conexão com as empresas hospedeiras, definição do coach orientador dos projetos e formação das equipes Black Belt – TCC Hands On. Desenvolvimento do Projeto Black Belt evidenciando os resultados das etapas Define e Measure seguindo a metodologia DMAIC.

PROJETO BLACK BELT – ANALYZE, IMPROVE E CONTROL

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Continuidade do desenvolvimento do Projeto Black Belt evidenciando os resultados das etapas Analyze, Improve e Control seguindo a metodologia DMAIC.

INTRODUÇÃO AO LEAN THINKING

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

CUSTOS DA QUALIDADE E DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM PROJETOS LEAN SIX SIGMA

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Definições de custos, despesas, custos fixos e variáveis, método de custeio variável, depreciação, hora-home, hora máquina, receitas e Margem de Contribuição. Custos da Qualidade e da Não Qualidade como base para estimativas e medição de investimentos e ganhos dos projetos de melhoria. Ferramentas de Análise de Investimentos (Valor, Tempo e Taxa de Retorno), bem como risco e mitigação.

PORTFÓLIO DE PROJETOS LEAN SIX SIGMA - SELEÇÃO E PRIORIZAÇÃO

Carga horária: 8 horas

Conteúdo:
Definição de Champion, Sponsor e Times de Projeto. Regras e Responsabilidades. Tipos de Projetos de Melhoria. Exemplo de Projeto Completo. Seleção de Projetos e Priorização. Gate Reviews.

DELINEAMENTO DE EXPERIMENTOS E REGRESSÃO

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
DOE - Delineamento de Experimentos (fatorial fracionado e em blocos); Análise de regressão simples e regressão múltipla.



< Voltar