Engenharia de Produção Enxuta – Lean Manufacturing – Green Belt | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
Inscrições em breve Aguarde!

Certificação

Os alunos recebem Certificação Conjunta – Católica SC/PUCPR de Especialista em Engenharia de Produção Enxuta e também o Certificado Green Belt em Lean Six Sigma.

Proposta do curso

O curso de Engenharia de Produção Enxuta – Lean Manufacturing, é a Pós-Graduação Lato Sensu mais avançada, inovadora e envolvente oferecida no país. As aulas são ministradas por entusiastas que praticam intensamente a respectiva tecnologia em suas organizações, isto é, os professores são profissionais que atuam no mercado, absolutamente engajados na filosofia Lean Manufacturing e, sobretudo, mentores de Empresas Classe Mundial. O curso é referência em termos de Pós-Graduação, com várias turmas In Company para grupos maiores que 20 alunos. O curso está baseado em dois pilares. O primeiro refere-se à aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão, como: Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED, OEE e TPM, Toyota Kata, Mock Up, entre outras. O conjunto dessas ferramentas, agindo de forma correlacionada e encadeada, permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a almejada melhoria incremental contínua – método DMAIC, combatendo fortemente os desperdícios Muda, Mura e Muri. Contudo, para assegurar a sustentabilidade do negócio no longo prazo, é preciso desenvolver habilidades gerenciais compatíveis com o sistema. Assim sendo, o segundo pilar do curso refere-se às regras e princípios, pressupostos e crenças, estratégias e cultura de longo prazo, elementos, de certa forma, abstratos, todavia, fundamentais, e que agem como nutrientes indispensáveis para o crescimento, amadurecimento e consolidação do modelo e do Entusiasta Lean.

Objetivos

Difundir, exercitar e promover a cultura Lean Manufacturing nos processos de transformação nas organizações, capacitando os alunos em planejamento e execução seguindo modernas técnicas de gestão, de forma sustentável e agregando valor.

Público de interesse

Engenheiros, tecnólogos, administradores ou profissionais graduados que atuam na área de produção e/ou serviços e que buscam alavancar a carreira profissional com base no sistema de gestão de maior lucratividade e competitividade do planeta, o Toyota Production System – TPS.

Cronograma

Quinzenal, podendo ser semanal conforme a organização do cronograma.

Aulas aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato

0800 600 0005
WhatsApp (47) 99250-1230
catarina.keller@catolicasc.org.br

Investimento

Mensalidades 1+24x de R$ 730,00

Observações

Política de Bolsas:
Convênio com empresas: 15% - válido para colaboradores e seus dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuges)
Egressos da Católica SC ou PUCPR: 15%
Obs.: Bolsas não cumulativas

Coordenador

Adans Pablo Carvalho
Coordenador do Curso de Especialização
Disponível nesta unidade
Inscrições em breve Aguarde!

Disciplinas

GESTOR LEAN - CULTURA & LIDERANÇA

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Determinação das funções que devem ser exercidas pelos líderes das organizações, de modo a torná-las mais produtivas e competitivas. Para tanto, são avaliados diversos aspectos, tais como o cenário externo, a vantagem competitiva e o ciclo de vida das organizações, bem como os seus próprios planejamentos estratégicos e culturais. Considerando-se a complexidade do exercício da liderança, são analisados, também, as habilidades e traços de perfil exigidos dos líderes, além dos seus estilos de gestão, à luz da cultura organizacional. Complementarmente, é analisado o impacto da cultura organizacional nas características comportamentais dos seus colaboradores, bem como nos atributos dos seus produtos e serviços.

HOSHIN KANRI – OWNERSHIP & EMPOWERMENT

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Análise do processo de criação e desdobramento do plano estratégico da empresa, utilizando a técnica do gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri). Definição de diretriz, estabelecimento de metas (goals) e medidas (action plan). Discussão sobre as diferenças entre gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina. Identificar a importância do desdobramento das diretrizes para criação do sentimento de propriedade (ownership). Estabelecimento das relações entre clientes e fornecedores dentro do ambiente organizacional. Definição de responsabilidades e do papel de cada nível da organização na “cadeia de ajuda” para fomentar a solução de problemas de forma participativa. Importância da integração do Hoshin Kanri com as ferramentas de solução de problemas em cada nível operacional.

LOGÍSTICA LEAN & BEER GAME

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Introdução a Filosofia Lean na Logística. Conceitos chaves para implementação da logística Lean.Principais áreas a serem geridas para obter maior eficiência. Entendimento dos efeitos do Lead Time. Efeito Chicote (Bullwhip Effect).

TPM - TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Compreender o desenvolvimento da manutenção e o sistema de gerenciamento dos ativos aplicados atualmente. Baseado no Total Productive Maintenance e nos pilares da Manutenção Autônoma (AM) e Manutenção Planejada (PM) do Word Class Manufacturing (WCW), este módulo busca o relacionamento entre o gerenciamento de ativos e o sistema de produção enxuta para uma maior compreensão da importância da manutenção como uma área estratégica dentro das organizações. Além de abordar assuntos como MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) e novas tecnologias aplicadas a manutenção dos ativos.

ÉTICA

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da Católica SC). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

METODOLOGIA CIENTÍFICA – TCC HANDS ON

Carga horária: 12 horas

Conteúdo:
Metodologia do trabalho científico: conceitos e definições. Monografia, dissertação e tese. Tema, problema, hipótese e variáveis. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey. Aplicação da metodologia de projeto Lean Six Sigma seguindo o Mapa de Raciocínio, passando pelas etapas de Define, Measure, Analyze, Improve e Control (DMAIC).

INTRODUÇÃO AO LEAN THINKING

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
A história dos sistemas de produção tradicionais e as origens da mentalidade enxuta. Conceito de valor, cadeia de valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Os 7 desperdícios segundo Ohno. Os 14 princípios do sistema Toyota (Toyota Way). Noções de fluxo contínuo, Produção Puxada e Nivelada (sistemas puxados e Heijunka), Jidoka (autonomação), Padronização de tarefas, Gerenciamento visual. Conceito de Kaizen e processo de melhoria contínua. Conceito de Hansei (auto-reflexão) aplicada à melhoria continua.

ENGENHARIA DE PROCESSOS - TÉCNICAS & FERRAMENTAS LEAN

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A disciplina é dividida em duas grades partes. A primeira trata da criação do fluxo contínuo, onde são estudados o fluxo interno, layout e máquinas que fazem parte do processo produtivo. Neste se estudam ferramentas para análise de disposição de recursos, diagrama de spaghetti, tipos de layout. Em seguida trata-se da identificação das atividades dos operadores, onde se trabalha o conceito de trabalho padronizado e distribuição de tarefas. Neste, formulários padrão são apresentados e a sua utilização nos processos analisadas confrontando a documentação do processo com a sua realidade. Na sequência, interpreta-se a demanda do cliente traduzindo-a no fluxo contínuo. O resultado desta etapa é um novo processo otimizado, onde materiais e operadores fluem pelo processo sem desperdícios. A segunda grande etapa foca em movimentar materiais de seu ponto de armazenagem para esta nova realidade de processo criado, ou seja, fluxo interno de materiais. Neta etapa, estuda-se o plano para cada peça (PPCP ou PFEP), onde deixa-se claro a classificação dos itens em utilização na organização, assim como seu melhor meio de fluxo de abastecimento. Ainda será visto o processo de criação e manutenção de supermercados, incluindo o cálculo de kanbans (formação e manutenção de estoques enxutos) seguindo a filosofia do Just In Time. Finalizando, analisa-se o processo de atendimento dos níveis propostos nos estudos e seus planos de implementação e gerenciamento de informações.

BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
A disciplina é dividida em quatro etapas: filosofia e conceitos do BPM, técnicas e ferramentas de BPM, casos de aplicação das ferramentas e um fechamento com a indicação de caminhos para um maior aprofundamento no tema. Na primeira parte é realizada uma pequena revisão histórica que leva à necessidade do surgimento da gestão por processos; conceitos de gestão por processos versus a gestão de processos de negócio; o conceito de sincronismo organizacional e a convergência para o pensamento Lean. Na segunda parte são apresentadas técnicas de gestão de processos de negócio como: a priorização dos processos que mais alavancam o conjunto de diretrizes estratégicas da empresa; o mapeamento do processo escolhido; o levantamento de rupturas; o redesenho do processo; a definição e o posicionamento dos medidores para o novo processo; e o padrão técnico de trabalho a ser executado nas principais atividades do novo processo. Na terceira parte são apresentados cases que mostram alguns resultados reais da aplicação das técnicas acima descritas e na última parte é apresentado algumas associações profissionais, ferramentas de informática, certificações e bibliografia para maior aprofundamento no tema.

LEAN DESIGN - INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Relacionado ao Lean Design serão trabalhados seus conceitos e as analogias com o Lean Thinking. Além disso, conceitos como: 3P (“Trystorming” + Mockups), valor aplicado ao Lean Design e Design For Manufacturing também serão discutidos. No quesito inovação, os assuntos abordados serão: Inovação e Mudança; Diversidade; Inovação Estratégica; Inovação Disruptiva; Inovação Reversa; Teoria BOX 1, 2 e 3 e Conectividade. Por fim, Práticas Colaborativas, FMEA, Governança, APQP, Sistema Sociotécnico, Tecnologias Virtuais e outras tecnologias com foco colaborativo serão apresentados nesta disciplina.

LEAN SIX SIGMA – FORMAÇÃO GREEN BELT I

Carga horária: 32 horas

Conteúdo:
Definir e contextualizar o programa de Lean Seis Sigma e suas ferramentas. Fundamentos do LSS; A metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial; Introdução ao CEP - Controle Estatístico de Processos.

LEAN SIX SIGMA – FORMAÇÃO GREEN BELT II

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
MSA - Análise de Sistemas de Medição (atributos); DOE - Planejamento de Experimentos (fatorial completo); Ferramentas da qualidade, matrizes de priorização e de manutenção de resultados: brainstorming, Ishikawa, 5 porquês, etc.

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (CUSTOMER FIRST)

Carga horária: 24 horas

Conteúdo:
Normas ISO, auditorias internas e as respectivas relações com as dimensões; sobrevivência, qualidade e produtividade. Cultura da qualidade em produtos e processos. Princípios de Deming. Ciclo PDCA e MASP versus DMAIC e outras estratégias de melhoria. Sistemas de gestão da qualidade. Indicadores e ferramentas da qualidade. Padronização, garantia da qualidade, Kaizen e 5S. Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais. O cliente é Rei, logo, não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade. Gerenciamento Visual, Controles Visuais, Trabalho Padronizado. Kaizen como ferramenta para melhoria dos processos através de equipes multifuncionais. Auditoria e Sustentação dos Ganhos do trabalho padronizado.

LEAN SERVICE – OFFICE & PEOPLE

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Conceito de Valor e Desperdícios (visão Lean) aplicado a processos de serviços e administrativos. Oito etapas para desenvolvimento de projetos Lean Service. Identificação de Valor no Processo Administrativo. Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) para entender a cadeia de valor e identificar os desperdícios dos processos administrativos e serviços. Ferramentas Lean aplicadas em processos administrativos.

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR - ESTADO ATUAL E ESTADO FUTURO

Carga horária: 16 horas

Conteúdo:
Conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Assumir o Mapa de Fluxo de valor como “bússola do processo”, sendo base para atingir os estados futuros através de um concreto plano de ação. Entender o Mapa de Fluxo de Valor como um projeto e a figura do Líder do MFV como gerente de projeto. Explorar a técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Realizar o mapa atual para uma empresa, vislumbrar e desenvolver o mapa do estado futuro desta empresa. Exercitar o mesmo conceito de mapa atual e futuro para uma cadeia de suprimentos, assim como sua simbologia específica. Construir e gerir um plano de ação de implementação Lean e acompanhá-lo.



< Voltar