Formação de Conselheiros de Administração | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Se interessou?

Preencha seus dados abaixo. Entraremos em contato!

Curso de Formação de Conselheiros de Administração

O Curso de Formação de Conselheiros de Administração tem como objetivo formar profissionais para atuar como membros de conselhos de administração de médias e grandes organizações. Além disso, visa contribuir com o desenvolvimento de líderes seniores responsáveis por criarem vantagens competitivas e performance superior, bem como se tornarem agentes promotores do desenvolvimento da governança corporativa dentro das companhias. Este curso irá transformar sua visão sobre boas práticas de governança corporativa e prepará-lo para atuar como membro de conselhos de administração de médias e grandes corporações.

A Formação de Conselheiros de Administração é recomendada para membros de conselhos (de Administração e Consultivo), acionistas, empresários, investidores, representantes de fundos de pensão e de investimentos e, ainda, executivos, herdeiros e profissionais interessados em conhecer as vantagens das boas práticas de Governança Corporativa, que desejam se qualificar para atuarem como conselheiros de administração. É importante destacar que, a fim de garantir a adequação do Programa às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados.

Método Utilizado

O Método Birkman® permite que você alavanque seu comportamento a partir de sua personalidade, para que outros obtenham o melhor de sua experiência profissional. No Curso de Formação de Conselheiros de Administração, o Relatório Birkman® desenvolve seu autoconhecimento e lhe dá insights sobre as pessoas com as quais trabalha, ingrediente imprescindível para a sua futura carreira de conselheiro(a)!

O Método Birkman® é utilizado por grandes empresas no exterior e está sendo melhor conhecido no Brasil. São mais de 3 milhões de assessments realizados, o que dá aos relatórios uma acuracidade impressionante!

Palavras do coordenador sobre o curso

A relevância do Conselho de Administração para a Governança Corporativa

"O Conselho de Administração é um órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma empresa em relação ao seu direcionamento estratégico. É o principal órgão do sistema de Governança. Um bom sistema de Governança é aquele que reconhece claramente as diferenças entre propriedade e gestão. Sua função é ser o elo entre os sócios e a diretoria, para orientar e supervisionar continuamente a relação da gestão com as demais partes interessadas, de modo que cada parte receba benefício apropriado e proporcional ao vínculo que possui com a sociedade. É, também, o guardião do cumprimento da estratégia, para que ela não se converta em um exercício de reflexão e em documentos sem aplicação prática; valoriza e busca o equilíbrio no interesse não só de seus sócios, mas da própria sociedade."

- Prof. José Eduardo Nasser
Coordenador Acadêmico do Programa de Formação de
Conselheiros de Administração PUCPR

Corpo Docente

Presidente do Conselho de Administração da SANEPAR - Cia Paranaense de Saneamento.

Advogada e conselheira, com mestrado e doutorado em Direito pela UFPR. Foi Procuradora Geral do Estado do Paraná e professora visitante em estágio de pós-doutoramento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora convidada da Université de Montréal. Extensa experiência no setor de serviços jurídicos e gerenciamento de riscos. Alta qualificação em Direito empresarial, Negociação, Gestão jurídica, Pesquisa jurídica e Escrita jurídica.

Ceo Ecorporativa Consultoria.

Conselheiro de empresas, mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE, Bacharel em Economia pela FAAP e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA. Coordenador de programas de Educação Executiva C-Level e Formação de Conselheiros da PUCPR. Experiência profissional em funções diretivas em multinacionais na área de Marketing e Tecnologia da Informação. Autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias instituições no país.

Administrador, investidor, conselheiro consultivo e advisor para a nova economia, projetos e governança corporativa. Após um ciclo de 17 anos em grandes empresas, empreendeu e fez um exit de uma startup entre 2010 e 2016. Desde então investe em negócios digitais e apoia organizações nos temas startups, funding e governança corporativa para a nova economia. É autor do livro Governança & Nova Economia e curador da comunidade goneweconomy.com. Coautor do livro Lessons Learned em Projetos. Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade pela FGV/ISAE.

Mestrado em Administração pela UFPR e Doutorado em Administração de Empresas pela FGV. Professor visitante em 2015 na University of Alberta, Canadá e em 2017 na Kent State University, Estados Unidos, sempre na temática de Estratégia e Mudança. Foi vice-reitor da PUCPR. Desde 2016 é membro do Conselho de Administração da UBEA, mantenedora da PUCRS. Atualmente é professor titular da Escola de Negócios da PUCPR e atua como revisor de importantes periódicos nacionais e do Corpo Editorial de algumas destas revistas.

Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP. Sócio da empresa de consultoria Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Pesquisador da Fundação Instituto de Administração – FIA. Atuou como Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Professor e coordenador do Curso “Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos” e do Curso “Práticas e Tendências na Gestão de Desempenho” – nível de pós-graduação – organizado pelo PROGEP-FIA. Homenageado pelo GRUPISA com o Prêmio Beverly Zimpeck - 2010 – Profissional do Ano em Remuneração. Autor de livros e publicações.

Graduado pela PUCPR, com especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela mesma universidade. Foi professor do curso de pós-graduação em Direito Tributário da PUCPR. Membro da International Fiscal Association-IFA, International Bar Association-IBA e Academia Brasileira de Direito Financeiro-ABDF. É trustee da Central Florida American Brazilian Chamber of Commerce – CFBACC, em Orlando-EUA. Atua como membro de Conselhos de Administração e Conselhos Estratégicos de grupos familiares brasileiros. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica do patrimônio, governança corporativa, sucessão familiar, fusões & aquisições e projetos de investimento no Brasil e no Exterior. Sócio Sênior de PSQA Advogados, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Orlando-EUA.

Doutor em Engenharia de produção, com especialização em Finanças pela Universidade Mackenzie. Professor titular das disciplinas de Finanças Corporativas nos programas de MBA do Ibmec e UTFPR. Agente autônomo de investimentos, consultor de empresas como: Volvo, Embraco Joinville, Embracho Beijing, Aam do Brasil, O Boticário, Rumo , Brado Logística, Transportes Ouro Verde, Nutrilatina, Cimento Itambé, Banco da Amazônia, Ferrero, Gomes da Costa, Sulzer, Furukawa, Positivo Informática, Unimed, Uninter, Grupo Quinta, Delta Fertilizantes, Supergasbras, Go 4, Metalúrgica Trevizan, Cooperativa Castrolanda e Sicredi, tendo em todas as empresas implementado o programa de finanças para executivos não financeiros. Conselheiro consultivo de empresas. Autor de livros e palestrante internacional.

Teólogo com especializações variadas em áreas do comportamento humano. Como consultor e treinador Birkman®, atua desde 2010 utilizando o assessment para indivíduos e organizações. Trabalhou como coach para a Ford Brasil e Ford Canadá na área de Customer Service, com proprietários de concessionárias, orientando a uma melhor performance diante dos desafios de perpetuidade do negócio e sucessão. Experiência com organizações internacionais tendo liderado um branch da AIM International por 13 anos, no Brasil. Escritor com 4 livros publicados, preletor no Brasil e no exterior, viveu 7 anos no Canadá para desenvolvimento de mentoria e evolução do coaching nas organizações.

Informações

Quando

A partir de 31 de maio de 2019

Onde

Católica SC Joinville

Duração

De Maio a Outubro – 82 horas

Periodicidade

Mensal (Sextas 8:30h as 17:30h. Sábados 8:30h as 12:30h)

Investimento

R$ 13.440,00 em 8x de R$1.680,00 ou 10% de desconto à vista

CONTATO

(47) 3145-9750

Disciplinas

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo. Questões centrais da governança corporativa e dos Conselhos de Administração. Estrutura de Governança Corporativa: papéis e relacionamento entre os diversos órgãos de governança. Aspectos éticos do Conselho e dos conselheiros. Aspectos legais, responsabilidades e riscos jurídicos. Melhores práticas dos Conselhos de Administração.

PROFESSORA

MÁRCIA CARLA PEREIRA RIBEIRO
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professora associada da Universidade Federal do Paraná, ex-Procuradora Geral do Estado do Paraná. Foi professora visitante em estágio de pós-doutoramento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora convidada da Université de Montréal. Tem pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Consultora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e é integrante de conselhos editoriais e consultivos de Revistas Especializadas. Pesquisadora de Produtividade da Fundação Araucária (2012/2016). Foi e Secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná (2016/0217). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Contratual, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa, direito empresarial, direito falimentar, análise econômica do Direito e direito contratual. sociedades estatais. Governança e Gestão de riscos empresariais. Ex-Presidente da ADEPAR - Associação Paranaense de Direito e Economia (2009-2011) e da ABDE - Associação Brasileira de Direito e Economia (2010-2011). Arbitra da Câmara de Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ARBITAC) e da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná (CAMFIEP). Presidente do Conselho de Administração da SANEPAR - Cia Paranaense de Saneamento.

Carga Horária

8 horas

Conteúdo

Governança aplicada a velocidade da nova economia. A aplicação do Board Canvas da Governança e um roadmap com práticas adequadas para cada estágio de uma startup. Casos reais de empresas nativas digitais. A dimensão da governança para a nova economia – Growth Governance.

PROFESSOR

Anderson Godzikowski
Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade,Administrador, MBAs em Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos (FGV), além de diversas certificações. Após um ciclo de 17 anos em grandes empresas, empreendeu e fez um exit de uma startup entre 2010 e 2016. Desde então investe em negócios digitais e apoia organizações nos temas startups, funding e governança corporativa para a nova economia. É conselheiro de administração pela Fundação Dom Cabral, autor do livro Governança & Nova Economia (goneweconomy.com) e co-autor de Lessons Learned em Gerenciamento de Projetos (lessonslearned.com.br). Professor , palestrante e Conselheiro Consultivo

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

A importância do planejamento sucessório, nos aspectos sucessão familiar, reestruturação societária e planejamento tributário, riscos envolvidos na gestão familiar e patrimonial de acordo com o conceito da governança corporativa. Diferenças e vantagens na constituição de uma Holding para o controle e sucessão da administração dos negócios e a constituição de uma Administradora bens imóveis próprios, para a proteção patrimonial; Demonstrar a comprovada redução de carga tributária e as facilidades no processo de inventário.

PROFESSOR

Andro W. Pereira dos Santos
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, com especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela mesma universidade. Foi professor do curso de pós-graduação em Direito Tributário da PUC-PR. Membro da International Fiscal Association-IFA, International Bar Association-IBA e Academia Brasileira de Direito Financeiro-ABDF. É trustee da Central Florida American Brazilian Chamber of Commerce – CFBACC, em Orlando-EUA. Atua como membro de Conselhos de Administração e Conselhos Estratégicos de grupos familiares brasileiros. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica do patrimônio, governança corporativa, sucessão familiar, fusões & aquisições e projetos de investimento no Brasil e no Exterior. Sócio Sênior de PSQA ADVOGADOS, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Orlando-EUA.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

Decisões quanto ao crescimento do negócio. Desafios aos rumos estratégicos, Cenários futuros e suas implicações para os negócios, Dinâmica da Estratégia Corporativa. Análise do contexto e a preparação do conselheiro para o segmento onde atuará.

PROFESSOR

José Eduardo Nasser
Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas da área de Estratégia Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Governança Corporativa. Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – Especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA. Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de Marketing e Tecnologia da Informação e, atualmente é Sócio-Diretor da ECorporativa, Consultoria especializada em Governança Estratégica e atratividade de negócios, Governança Corporativa e Educação Corporativa. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias instituições no País. Coordenador de programas de Educação Executiva C-Level e Formação de Conselheiros da PUCPR.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

Análise da performance econômico-financeira do negócio e indicadores de performance mais relevantes. Aspectos fundamentais de finanças e contabilidade para a tomada de decisão. Criação e sustentação do valor do negócio. Conexão entre EVA, Valuation e Valor para Acionista. Exigências do mercado investidor.

PROFESSOR

Armando Rasoto
Doutor em Engenharia de Produção, com especialização em Finanças pela Universidade Mackenzie. Professor titular das disciplinas de Finanças Corporativas nos programas de MBA do Ibmec e UTFPR .Agente Autônomo de Investimentos, consultor de empresas como: VOLVO, EMBRACO JOINVILLE, EMBRACHO BEIJING, AAM DO BRASIL, O BOTICÁRIO, RUMO , BRADO LOGÍSTICA, TRANSPORTES OURO VERDE, NUTRILATINA, CIMENTO ITAMBÉ, BANCO DA AMAZÔNIA, FERRERO, GOMES DA COSTA, SULZER, FURUKAWA, POSITIVO INFORMÁTICA, UNIMED, UNINTER, GRUPO QUINTA, DELTA FERTILIZANTES, SUPERGASBRAS, GO 4, METALÚRGICA TREVIZAN, COOPERATIVA CASTROLANDA, SICREDI, entre outras, tendo em todas as empresas citadas implementado o programa de finanças para executivos não financeiros. Conselheiro Consultivo de empresas. Autor de livros e palestrante internacional.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

A responsabilidade do conselho na remuneração fixa e variável do diretor-presidente e, dos executivos de uma organização. A criação de um sistema que garanta a atração e a retenção de pessoas qualificadas para essas posições. O alinhamento dos interesses desses executivos com os da organização no curto, médio e longo prazo. Fundamentos da Ética Empresarial. Código de conduta. Princípios de meritocracia e geração de valor.

PROFESSOR

Antonio Monteiro Hipólito
Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Sócio da empresa de consultoria Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Pesquisador da Fundação Instituto de Administração – FIA. Atuou como Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor e coordenador do Curso “Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos” e do Curso “Práticas e Tendências na Gestão de Desempenho” – nível de pós-graduação – organizado pelo PROGEP-FIA. Palestrante em cursos de MBA oferecidos pela FIA e em outros cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas. Homenageado pelo GRUPISA com o Prêmio Beverly Zimpeck - 2010 – Profissional do Ano em Remuneração. Autor de livros e publicações.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo

Um estudo de caso prático com situações de conflitos de interesses ambientará os participantes com a dinâmica de funcionamento eficiente dos Conselhos de Administração e de seus Comitês. Esta simulação prática, com números reais, desenvolverá habilidades críticas e analíticas auxiliando a decisões tomadas pelo conselho de administração.

PROFESSOR

Paulo Mussi Augusto
Possui graduação em Administração Geral e Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2006) sempre na temática de Estratégia e Mudança. Foi professor visitante em 2015 na University of Alberta, Canadá e em 2017 na Kent State University, Estados Unidos.Atualmente é professor titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Desde 2016 é membro do Conselho de Administração da UBEA, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
De julho de 2009 a dezembro de 2016 foi vice-reitor da PUCPR. Antes de atuar como vice-reitor ocupou diversos cargos na Universidade. Foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Diretor de Planejamento e Avaliação, Presidente da CPA e Diretor Adjunto do Curso de Administração.Atua como revisor de importantes periódicos nacionais e do Corpo Editorial de algumas destas revistas. Foi Editor Científico da RAE-Revista de Administração de Empresas (editada pela FGV – Qualis A2) no período 01.05.2011 a 30.04.2014.Concentra sua publicação, artigos e capítulos de livros, nas temáticas de Estratégia, Mudança Organizacional e Métodos Qualitativos em Administração.Fora da Universidade atuou como Consultor de Empresas na área de Estratégia Empresarial, atendendo diferentes segmentos, e foi sócio-fundador de uma empresa fabricante Lubrificantes Industriais

Carga Horária

02 horas

Conteúdo

Esta avaliação busca interpretar a personalidade do participante para atuar em um conselho de administração. O Teste Birkman ® estabelece comportamentos essenciais necessários aos conselheiros de empresas. Por meio de um processo de assessment e uma devolutiva de duas horas - on line, cada participante identificará e desenvolverá seu potencial para melhorar sua atuação como conselheiro.

PROFESSOR

Antonio Carlos Nasser
Teólogo com especializações variadas em áreas do comportamento humano. Como consultor e treinador Birkman®, atua desde 2010 utilizando o assessment para indivíduos e organizações com excelentes resultados. Trabalhou como coach para a Ford Brasil e Ford Canadá na área de Customer Service, com proprietários de concessionárias, orientando a uma melhor performance diante dos desafios de perpetuidade do negócio e sucessão. As lojas tiveram um crescimento em vendas e serviços de modo significativo com dados concedidos pela Ford Company. Experiência com Organizações Internacionais tendo liderado um branch da AIM International por 13 anos, no Brasil. Escritor com 4 livros publicados, preletor no Brasil e no exterior, viveu 7 anos no Canadá para desenvolvimento de mentoria e evolução do coaching nas organizações.

Confira o cronograma de aulas completo

Confira o que os ex-alunos deste curso têm a dizer