Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Chat Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
Quero me inscrever Selecione a forma de ingresso.

A PROFISSÃO

O profissional de Segurança Pública deverá transformar os problemas relacionados à sua área em reflexões e projetos que solucionam e respondam os questionamentos pertinentes ao aumento da insegurança pública. O profissional estabelecerá uma postura crítica e investigativa capaz de identificar problemas e apresentar soluções ao Sistema de Segurança Pública.

Portanto, deverá apresentar capacidade e qualificação para lidar com situações complexas, riscos e conflitos de forma a promover a paz, respeitando os Direitos Humanos. O profissional formado em Segurança Pública estará apto a trabalhar em instituições públicas e empresas privadas, desempenhando atividades de elaboração, gestão e avaliação de projetos e políticas públicas de segurança. Também poderá atuar em pesquisas e em assessoramento especializado.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho demonstra ser vasto, uma vez que, quanto mais a população cresce, maior é a necessidade de estabelecer programas e ações de combate ao crime, repressão da violência e administração de conflitos sociais. O profissional graduado em Ciências da Segurança Pública poderá trabalhar com política, investigação, gestão, planejamento e técnicas operacionais em instituições públicas de segurança.

Outra opção é trabalhar na iniciativa privada. Estudo realizado pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) constatou que houve um aumento de 51% no número de empresas de segurança privada no Brasil em nove anos, passando de 1.650 em 2007 para 2.500 em 2016.

Entre as opções de atuação do bacharel estão: prestar concurso público para ingressar nas carreiras iniciais da Polícia Militar, Civil e Federal, trabalhar como monitor, em assessoria na gestão de políticas públicas e em empresas particulares de segurança, de acordo com os limites legais dos contextos em que atuam.

POR QUE FAZER CIÊNCIAS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA?

O Curso de Ciências da Segurança Pública da Católica de Santa Catarina é inédito no Estado. Esse pioneirismo mostra que a Instituição acompanha a evolução do mercado de trabalho, pois a demanda de profissionais capacitados para trabalhar na área de segurança está em crescimento no Brasil e no mundo. A partir dessa configuração ao ofertar o curso, contempla-se as Diretrizes Curriculares para a formação de profissionais da área de Segurança Pública, compartilhadas pelo Ministério da Justiça por meio do Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A adoção dessas diretrizes pela Católica de SC possibilita delinear um novo perfil profissional e pessoal dos profissionais envolvidos com a área de segurança pública.

Um dos diferenciais do bacharelado ofertado pela Católica SC é que ele terá disciplinas equivalentes com graduação em Direito, já oferecida pela Instituição. Essas equivalências de conteúdos possibilitam que o profissional obtenha duas titulações em menos tempo, ampliando suas opções de carreira.

O CURSO

A proposta de um Curso de Bacharelado em Segurança Pública é a formação de profissionais capazes de atuar na área da Segurança Pública e Privada, trabalhando com um conjunto de conteúdos vinculados às Ciências Sociais e Sociais Aplicadas, a partir de uma perspectiva da sociedade e jurídica.

Em consonância com as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para Profissionais da Segurança Pública, o curso possibilitará tanto a capacitação para um melhor exercício das atividades profissionais quanto para a prática de pesquisa científica e atividades acadêmicas e de consultoria.

A graduação foi pensada a partir de conversas com as instituições de segurança pública da região, possibilitando a formação de profissionais capazes de compreender as principais necessidades da comunidade – fundamental para pensar ações que mantenham a população segura.

Investimento

Mensalidade R$ 883.40 (Correspondente a 20 créditos. Valor referente ao ano de 2018)

Observações

Duração do curso: 3 anos e meio

Turnos: Matutino e Noturno

Horários de aula: das 8h às 11h35min
das 19h às 22h30min

Coordenador

Maikon
Maikon Cristiano Glasenapp
(47) 3145-9705 / 9750
Quero me inscrever Selecione a forma de ingresso.


< Voltar