Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Chat Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

Enade

ENADE 2017

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

Data da Prova: 26 de novembro de 2017

 

 Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017

Edital nº 26, de 16 de junho de 2017

Nota técnica nº 12, 2017/ DAES

O ENADE é obrigatório!

É componente curricular dos cursos de graduação!

Logo-Enade-2017

A Católica SC conta com o compromisso e a dedicação

de todos para ir ainda mais longe.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Quais são os cursos a serem avaliados na Católica SC em 2017?

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Sistemas de Informação.

Quem faz a prova em 2017?

Todos os estudantes concluintes inscritos.

Quem são os alunos inscritos?

- Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2017 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição, em 25 de agosto de 2017.

- Concluintes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018, ou aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição, em 25 de agosto de 2017.

- Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017, ou aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição, em 25 de agosto de 2017.

- Irregulares junto ao ENADE de anos anteriores: Consideram-se irregulares junto ao ENADE todos os estudantes habilitados ao ENADE de anos anteriores que, por qualquer razão, deixaram de comparecer à prova e não foram beneficiados por dispensa oficial pelo MEC, conforme o Art. 4º da Portaria Normativa nº 08/2017.

Qual a situação do estudante selecionado que não realizar a prova?

Não poderá colar grau e receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista que o ENADE é componente curricular obrigatório.

Qual a importância do Enade?

Um bom resultado no Enade, além de evidenciar a qualidade do ensino oferecido pela instituição, agrega valor ao currículo profissional. Quando a instituição é bem avaliada pelo MEC, o aluno leva os reflexos desse resultado para o mercado de trabalho por meio da valorização de seu histórico escolar.

Qual deve ser a postura do estudante que fará o Enade?

Além de estar preparado em relação ao conteúdo da prova, espera-se do estudante uma postura séria e comprometida, coerente ao perfil do egresso que a Católica SC tem como objetivo formar. A participação na prova com afinco e seriedade é o primeiro passo para um bom resultado: faça a sua parte para que todos possam ir ainda mais longe!

Quais as responsabilidades do Estudante?

- Certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no exame;

- Realizar cadastro no sistema, conforme orientações do Edital nº 26 (16/06/2017), verificando o sucesso de sua realização (14/08 a 26/11);

- Manter a guarda da senha disponibilizada pelo sistema no ato do cadastro (uso pessoal e intransferível);

- No ato do cadastro, apresentar número de telefone e endereço de conta de e-mail válida (serão utilizados pelo INEP para envio de orientações);

- Se necessário, solicitar atendimento especializado ou específico para o dia da prova (26/11);

- Responder ao Questionário do Estudante (28/08 a 26/11)

O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

- Conferir no site do INEP o local de realização da prova (13/11)

- Realizar a prova: 26/11 – 13h (prova inicia às 13h30min e tem o tempo mínimo de duração de 1 hora): para acesso ao local de prova, o estudante deverá apresentar documento de identificação original com foto. Antes de iniciar a prova, deverá realizar leitura e conferência de seus dados e dos dados do curso no cartão-resposta e na lista de presença.

PRESTE ATENÇÃO!

Você deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário estabelecido – 12h (horário oficial de Brasília) do dia 26 de novembro de 2017.

Destaca-se a importância de chegar com antecedência ao local de prova para localizar a sala e cumprir outras formalidades. Para ter acesso ao local de prova é necessária a apresentação de documento oficial de identificação com fotografia.

Saiba mais sobre a prova:

- A prova é composta por 40 questões, das quais 10 correspondem a conhecimentos gerais e 30 são relativas a conhecimentos específicos do curso.

- A prova tem o tempo mínimo de uma hora de duração e máximo de 4 horas. Considerando que são 40 questões, há, em média, 6 minutos para leitura, análise e resposta a cada questão. Algumas questões poderão ser respondidas em poucos segundos, sobrando mais tempo para as outras.

-Todas as questões devem ser respondidas, no entanto, as questões de conhecimento específico possuem um peso maior (75% do peso da nota final). Embora com peso menor (25%), as questões de conhecimentos gerais não podem ser zeradas para que a nota do estudante seja computada.

- Dicas para responder a prova:

a) Ao iniciar a prova, dedique-se, primeiramente, às questões discursivas (como no início você não está cansado, seu aproveitamento tende a ser melhor). Para essas questões é interessante que seja dedicado um tempo maior em relação às questões objetivas.

b) Para responder as questões objetivas, dedique-se, inicialmente, àquelas que correspondem a área específica do curso para, posteriormente, responder as de formação geral.

c) Nas questões de múltipla escolha, no caso de dúvidas, direcione sua atenção para as alternativas que apresentarem maior coerência com o conteúdo abordado.

d) Independente do tipo de questão, para ter um bom desempenho na prova, é fundamental atentar para o enunciado ou comando da questão: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto, etc. É preciso que seja feito exatamente o que se pede.

O dia da Prova:

- A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início de realização da prova. O não cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença do estudante determina a sua situação de irregularidade junto ao Enade 2017.

- Tempo mínimo de permanência no local de prova: 1 (uma) hora.

- Para responder à prova, o estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente.

- Durante a realização das provas não será admitida qualquer forma de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, relógios (analógicos ou digitais), réguas de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, smartphones, tablets, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notebook, palm top, pen drive, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

Para outras informações, acesse:

http://portal.inep.gov.br/enade

Ou entre em contato com o setor de Avaliação Institucional pelo e-mail avaliacao@catolicasc.org.br



< Voltar