Perguntas Frequentes | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

Perguntas Frequentes

Acadêmico, essa seção é para você! Caso sua dúvida não seja sanada na lista de perguntas e respostas abaixo, entre em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários (NPC).

Eu quero participar. Qual o primeiro passo?

Acesse o Portal do Aluno e verifique no Sistema de Inscrições de Projetos do Projeto Comunitário, quais ações sociocomunitárias estão com inscrições abertas. Veja qual se encaixa nos seus interesses e horários disponíveis. E inscreva-se!

Antes de ir a campo, o que devo fazer?

Antes de ir até instituição parceira para iniciar a ação, você deve comparecer ao Núcleo Projetos Comunitários. Lá você receberá uma ficha (que deve ser entregue ao profissional responsável pelo projeto, designado pela instituição parceira) e um jaleco, que o identifica como acadêmico da Católica.

O que é preciso para se inscrever?

Em primeiro lugar é preciso participar da etapa comum de preparação (com duração de 4 horas). Em alguns casos, dependendo da ação comunitária, também será necessário uma oficina de preparação específica. As horas das oficinas já são computadas como horas de Projeto Comunitário.

E se surgir algum problema e eu tiver que cancelar?

Antes de tudo lembre-se de que, quando você se inscreve, o projeto conta com a sua participação. Caso alguma circunstância grave o impeça de comparecer no horário e data combinados, informe imediatamente o setor de Projetos Comunitários. Esse aviso deve ser feito com 24 horas de antecedência, para que possamos encontrar outro acadêmico disponível ou mesmo comunicar à instituição parceira que não será possível realizar a atividade.

As horas devem ser cumpridas num mesmo projeto?

Normalmente as atividades ocorrem em dias determinados, durante algumas semanas. Por exemplo: em uma ação que se estenda por seis sábados, com duas ou 3 horas a cada dia, a preferência é que você atue em todos os encontros ou pelo menos em três deles.

A frequência em um mesmo projeto contribui para o seu desempenho e também para o aproveitamento das pessoas beneficiadas.

Importante! Se você participou de uma oficina de preparação para determinada ação, obrigatoriamente deve cumprir o número de horas de ação previstas no projeto. Caso essas horas não sejam integralmente cumpridas, as horas realizadas (incluindo as da oficina) serão desconsideradas.

A ação comunitária (tipo de atividade) tem a ver com meu curso na Católica?

Poucos projetos têm como pré-requisito ser aluno de determinado curso de graduação – mas essa exigência estará sempre prevista no projeto. Em todos os outros a participação é aberta a acadêmicos de qualquer curso.

Se eu já faço ou fiz trabalho voluntário, posso validar as horas?

Para cumprir a carga horária, é necessário que a ação comunitária seja feita em projetos validados pelo setor de Projetos Comunitários e homologados pela Pró-Reitoria Acadêmica.

Caso você tenha interesse em dedicar suas horas para um projeto do qual já participe, entre em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários. Sua proposta será analisada e poderá ser transformada em projeto – porém antes é preciso estabelecer um termo de parceria com a instituição responsável pela atividade e aprovar o projeto.

Posso cumprir essas horas em atividade cujo horário coincida com as minhas aulas?

Apenas às quatro horas da etapa de preparação são realizadas em horário de aula, em dias já previstos no calendário acadêmico. As demais 26 horas deverão ser em momentos que não interfiram com as atividades acadêmicas.

Posso tirar fotos do local e das pessoas envolvidas na ação?

É preciso cautela ao tirar fotos e, sobretudo, divulgar imagens. Procure orientações no NPC antes de fazer qualquer registro – e de maneira alguma divulgue imagens de pessoas em suas redes sociais. O direito de imagem e de privacidade deve ser respeitado.

Como saber se já concluí as horas do Projeto Comunitário?

O NPC mantém um controle das horas que você realiza, através de documentação preenchida pela instituição parceira. Após a conclusão de cada projeto, você também receberá um protocolo para seu controle de horas realizadas.

Quando você concluir às 30 horas, o NPC envia ao setor de Registro Acadêmico a informação de que você realizou o componente curricular Projeto Comunitário, e o registro é feito no seu histórico escolar.

A quem eu procuro na instituição onde vou realizar a ação?

Toda instituição parceira possui um profissional responsável por receber e orientar os acadêmicos para as ações comunitárias. O nome desta pessoa consta no formulário que você receberá do NPC antes de iniciar a ação – documento este que deverá ser apresentado na instituição parceira no primeiro dia de atividades.

 



< Voltar