Quarentena: 10 dicas para fazer entrevista de emprego por videochamada | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
dicas-para-fazer-entrevista-de-emprego-por-videochamada

O isolamento social devido a contaminação do coronavírus impactou negativamente a economia em vários segmentos. No entanto, na contramão da crise, muitos setores conseguiram se adaptar rapidamente a mudança e mantiveram a sua performance de produtividade. Outros segmentos apresentaram crescimento de vendas, precisando até mesmo aumentar o quadro colaboradores para a atender a demanda. 

Por conta da quarentena, assim como as atividades estão acontecendo remotamente, agora, os processos seletivos para as contratações ocorrem por videochamadas.

Na verdade, o formato não é novo. Muitas empresas de tecnologia, startups e organizações que contam com uma gestão moderna, já trabalham com o formato de entrevistas por vídeo.

O vídeo economiza o tempo de deslocamento do candidato e é um formato que se encaixa mais facilmente na agenda do recrutador. Além de ser um excelente material para o banco de talentos.

Porém, esse formato pode ser mais desafiador do que a entrevista realizada pessoalmente. Pois quando a conversa acontece presencialmente, muitas vezes nem percebemos, mas o cumprimento, oferecer um copo de água ou café e comentários despretensiosos sobre o trânsito são ações simples e rápidas, mas que ajudam o candidato(a) a ficar mais confortável para a conversa.  

A entrevista por vídeo é mais direta ao ponto, o que pode deixar a pessoa nervosa e impactar nas primeiras impressões que o recrutador tem dela.

Além de evidenciar o seu interesse para a oportunidade de trabalho, é essencial tomar alguns cuidados prévios para que a entrevista seja um sucesso. Confira a seguir algumas dicas para realizar uma entrevista por videochamada e conquistar uma nova oportunidade de estágio ou emprego: 

Como fazer entrevista de emprego por vídeo?

como-fazer-entrevista-de-emprego-online

1 – Ligue o computador e confira a conexão da internet com antecedência 

Antes de começar, veja se está tudo ok com o seu computador e se você está em um local da casa em que a conexão da internet é boa.

Se você precisar de um software específico para a entrevista, faça o download previamente e conecte-se com antecedência. 

Lembre-se de deixar o computador conectado à fonte e se o gadget que você for usar é o celular, verifique se ele está com a bateria 100% carregada. Também vale deixar o carregador próximo. 

2 – Aprenda a mexer na ferramenta escolhida para a videochamada

Faça testes com antecedência na ferramenta escolhida pelo recrutador.

Para você ficar mais à vontade no momento da entrevista, treine a navegação na ferramenta de videochamada. Aprenda como ativar e desativar o microfone e a câmera e, se achar melhor, faça uma videochamada de teste com um amigo ou familiar, para ter certeza de estar dominando as principais funcionalidades.

Além de evitar um erro técnico durante a entrevista, você também passa a imagem que tem domínio da tecnologia para o recrutador.

3 – Escolha um espaço apropriado para fazer a entrevista online 

O local deve ser calmo e organizado. O fundo do ambiente deve ser o mais neutro possível, para que a atenção do recurtador(a) seja só para a entrevista.

Uma dica importante é checar a visão que o entrevistador terá do seu ambiente. Ligue a câmera antes e veja se não aparecem objetos que você não gostaria de mostrar.  

4 – Pesquise sobre a empresa

Informe-se sobre a história da empresa, o segmento que atua, o seu método de trabalho, quais são seus valores e outros dados importantes disponíveis na internet sobre a marca.

Essas informações podem te ajudar com as respostas e melhorar o seu desempenho durante a entrevista. Além de demonstrar mais interesse pela oportunidade para o recrutador. 

5 – Prepare o conteúdo para evidenciar suas competências 

Esteja preparado para contar a sua história e os seus diferenciais, mantendo a objetividade na conversa. Construa um discurso que evidencie suas competências técnicas, comportamentais e que demonstre que você está preparado para o desafio proposto pela vaga. 

6 – Vista-se como se fosse para uma entrevista presencial

A dica é se vestir como se você fosse para a empresa onde ocorreria a entrevista presencial. Mesmo online, passar uma imagem mais profissional é de extrema importância.  

7 – Tenha a certeza de que não será interrompido por ninguém

Avise os outros moradores da casa sobre o horário da entrevista, para que você não seja interrompido e para que não aconteçam conversas e barulhos ao longo da videoconferência.  

Se o ambiente for fechado, trancar a porta pode te deixar mais seguro. Agora, se o local for aberto, avise todo mundo, minutos antes da entrevista começar, para não passarem pelo espaço que você está posicionado. 

8 – Separe papel e caneta para realizar anotações

Se surgir alguma dúvida enquanto o entrevistador estiver falando, não o interrompa. Anote, e quando tiver a oportunidade, tire a sua dúvida.  

Outra dica importante é ter água por perto, pois evita de pedir licença e se levantar para pegá-la. 

9 – Redobre os cuidados com a comunicação

Converse com tranquilidade e clareza. É normal ocorrer problemas de delay durante as videochamadas, então, para que a compreensão seja 100% para os dois lados, espere sempre o recrutador finalizar a fala, para você iniciar a sua. 

10 – Olhe sempre para a câmera

como-fazer-vídeo-para-entrevista-de-emprego

Para quem não está acostumado com as reuniões online, é difícil se sentir à vontade olhando diretamente para a câmera. Porém, assim como na entrevista presencial, esse “olho no olho” é a melhor forma de se comunicar com o recrutador. 

Central de Carreiras da Católica de Santa Catarina 

Além dessas dicas, os estudantes e egressos da Católica de Santa Catarina também podem contar com o apoio da Central de Carreiras, para se preparar para as entrevistas e conquistar a vaga de estágio ou emprego tão sonhada. 

São ações que ajudam o estudante a traçar o planejamento profissional e a desenvolver competências socioemocionais, como criatividade, inovação, liderança, entre outras, agregando ainda mais valor ao currículo. 

Entre os serviços oferecidos, o aluno também recebe feedbacks de currículo e participa de simulações online de entrevistas. Olha só:  

Confira aqui as melhores vagas de estágios e empregos selecionadas pela a nossa equipe, e aproveite para cadastrar o seu currículo por lá. Ou entre em contato através do email catolicacarreiras@catolicasc.org.br

Curtiu o nosso post de hoje? Essas são algumas dicas simples, mas que são essenciais para que a conversa ocorra sem imprevistos e que podem te ajudar a conquistar a oportunidade de emprego. <3 

Siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e acompanhe mais dicas como essas por lá. ; ) 

Fontes: Vagas, RH Pra Você e Você S/A.