Carlos Ayres Britto e Pedro Trovão do Rosário abrem a programação do congresso internacional de direito da Católica SC | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
2019_09_11_joinville_congresso_luso_pos (1)

Até quinta-feira, 12 de setembro, grandes nomes brasileiros e internacionais do direito constitucional vão passar pelo III Congresso Luso-brasileiro de Direito Constitucional Comparado. A iniciativa promovida pela Escola de Direito da Católica SC, unidade Joinville, tem o propósito de proporcionar momentos de reflexão e aprendizado a partir da troca de experiências. “Estamos unindo não só a conhecimento, mas toda a comunidade em torno de um importante tema. Precisamos debater a democracia para evoluirmos como nação”, avalia o reitor Diogo Richartz Benke.

A programação começou na noite de terça-feira, 10 de setembro, com casa cheia no Bourbon Joinville Hotel. Contando com a mediação do professor de direito Mauricio Cavallazzi Povoas, Carlos Ayres Britto, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), e Pedro Trovão do Rosário, professor da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), de Portugal, conduziram o painel “Dignidade Humana e Inclusão”.

“Somos uma sociedade profundamente desigual, na qual não há mobilidade vertical no sentido da inclusão social e fraternal, mas à luz da democracia, à luz da Constituição, com plena liberdade de imprensa e com a inclusão digital, teremos condições de discutir a fundo os problemas brasileiros. Quem sabe, já estamos reescrevendo a história do Brasil por linhas heterodoxas e vamos nos repaginar. Quem sabe, é a grande oportunidade de projetar de nós mesmos uma versão mais civilizada, democrática e humanista”, afirma Ayres Britto. “É preciso renovar e reavivar as formas de representação e política da população. Hoje, assistimos crises de identificação entre os cidadãos e o verdadeiro desígnio comum e das ideologias, com a criação de partidos sem qualquer base”, acrescenta Pedro Trovão, sobre o cenário global.

O congresso é aberto aos professores, pesquisadores e estudantes na área do Direito, magistrados, advogados e juristas em geral. As palestras ocorrem no Bourbon Joinville Hotel e os workshops, na Católica SC. Para participar, o investimento varia de R$ 40 a R$ 70. As falas dos conferencistas serão compiladas e publicadas em um livro, a ser lançando em fevereiro de 2020, na próxima edição do congresso, na UAL. Informações e inscrições: www.even3.com.br/congressolusobrasileiro