Católica SC realiza a 1ª Semana Acadêmica de Psicologia em Joinville | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
image002 (1)

Mais de 100 estudantes foram impactos pelas atividades da 1ª Semana Acadêmica de Psicologia da Católica SC – unidade de Joinville. Na segunda-feira, 26 de agosto, a palestrante Adriana Bruning Cargin falou sobre a trajetória profissional dela nos segmentos esportivo e militar. Na terça-feira, 27 de agosto, foi a vez de Gabriel Fernandes Camargo Rosa compartilhar com 53 alunos a experiência dele em agregar um olhar sobre o comportamento humano em iniciativas tecnológicas, como o projeto de uma máquina para avaliar a dor.

O psicólogo suscitou o debate de temas como jogos, gamificação, flow nudges, ilustrados por exemplos práticos. Gabriel também ressaltou as ferramentas à disposição dos profissionais da área, como observação, entrevistas, check lists, testes de usabilidade, consultoria técnica e intervenções.

“Há inúmeras possibilidades em novos campos de atuação. Os psicólogos têm muito a oferecer para os ambientes de inovação, como os de coworking”, avalia Gabriel. “É preciso pensar em trabalhar de outras formas, fora das organizações e clínicas. Pensar a psicologia social em um ambiente não só de exclusão, mas de inclusão, com foco no comportamento preventivo e em algo positivo. É um campo promissor, pois a interação com as máquinas só tende a aumentar”, acrescenta Simone Kelly Cetolin Wackerhagen, coordenadora do curso de Psicologia, que teve início neste ano.

A programação da semana acadêmica encerrou-se na quarta-feira, 28 de agosto, com a roda de conversa sobre empreendedorismo em psicologia, que contou com as facilitadoras Andréa Modesto, Bruna Gazola e Valquíria Gonçalves Ferreira da Silva. O evento teve como principal objetivo aproximar os acadêmicos da realidade profissional e das novas possibilidades de atuação.