Alunos de Biomedicina realizam visita técnica no IGP e CIATox/SC | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

Pelo segundo ano consecutivo os alunos da 7ª fase do curso de Biomedicina realizaram no dia 07 de maio, em Florianópolis, a visita técnica no Instituto Geral de Perícias (IGP), e neste ano também conheceram o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC). Ambas as visitas ocorreram pela disciplina de Toxicologia, sob responsabilidade do Prof. Matheus Maciel e participação da Professora Laiana Schneider da disciplina de Sangue e Hemoderivados.

Na ocasião os acadêmicos puderam conhecer o importante trabalho prestado pelo CIATox/SC, unidade de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, localizado junto ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252, além do atendimento via aplicativo WhatsApp, onde é possível o envio de imagens do agente tóxico e/ou local da lesão, ou até mesmo dos animais como aranhas, serpentes e escorpiões envolvido em acidentes, facilitando o direcionamento das informações e agilizando o atendimento de emergência. Este serviço está disponível pelo número (48) 99902-2683.

No IGP, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Análises Forenses (IAF) e Instituto de Criminalística (IC). No IML conheceram a importância do trabalho dos peritos na identificação de vítimas de mortes violentas para auxiliar na elucidação de casos, coletas de amostras e procedimentos de análise, além de, obtenção de retrato falado, identificação de impressões digitais pelo papiloscopista e identificação de vestígios de cenas de crimes como projéteis e armas de fogo no setor de balística do IC.  No IAF conheceram os laboratórios que realizam as análises toxicológicas para pesquisa de drogas de abuso e substâncias tóxicas em material biológico, identificação química de substâncias apreendidas e também o setor de genética forense.

Na ocasião os acadêmicos puderam fazer a relação da teoria de sala de aula com a prática e conhecer mais uma área de atuação para o profissional Biomédico.

Para conhecer mais sobre o CIATox/SC e o IGP acesse os link:

http://ciatox.sc.gov.br/

http://www.igp.sc.gov.br/

Alunos no IGP

Acadêmicos de Biomedicina no CIATox/SC