Alunos de Biomedicina realizam visita técnica no IGP e CIATox/SC | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Chat Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

Pelo segundo ano consecutivo os alunos da 7ª fase do curso de Biomedicina realizaram no dia 07 de maio, em Florianópolis, a visita técnica no Instituto Geral de Perícias (IGP), e neste ano também conheceram o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC). Ambas as visitas ocorreram pela disciplina de Toxicologia, sob responsabilidade do Prof. Matheus Maciel e participação da Professora Laiana Schneider da disciplina de Sangue e Hemoderivados.

Na ocasião os acadêmicos puderam conhecer o importante trabalho prestado pelo CIATox/SC, unidade de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, localizado junto ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252, além do atendimento via aplicativo WhatsApp, onde é possível o envio de imagens do agente tóxico e/ou local da lesão, ou até mesmo dos animais como aranhas, serpentes e escorpiões envolvido em acidentes, facilitando o direcionamento das informações e agilizando o atendimento de emergência. Este serviço está disponível pelo número (48) 99902-2683.

No IGP, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Análises Forenses (IAF) e Instituto de Criminalística (IC). No IML conheceram a importância do trabalho dos peritos na identificação de vítimas de mortes violentas para auxiliar na elucidação de casos, coletas de amostras e procedimentos de análise, além de, obtenção de retrato falado, identificação de impressões digitais pelo papiloscopista e identificação de vestígios de cenas de crimes como projéteis e armas de fogo no setor de balística do IC.  No IAF conheceram os laboratórios que realizam as análises toxicológicas para pesquisa de drogas de abuso e substâncias tóxicas em material biológico, identificação química de substâncias apreendidas e também o setor de genética forense.

Na ocasião os acadêmicos puderam fazer a relação da teoria de sala de aula com a prática e conhecer mais uma área de atuação para o profissional Biomédico.

Para conhecer mais sobre o CIATox/SC e o IGP acesse os link:

http://ciatox.sc.gov.br/

http://www.igp.sc.gov.br/

Alunos no IGP

Acadêmicos de Biomedicina no CIATox/SC

< Voltar