Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Chat Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Design da Católica de Santa Catarina promove, até o próximo dia 17, a 2ª edição da Exposição “Habitar o Mundo”, no 1º piso do Shopping Mueller, em Joinville (na lateral da Cacau Show). A entrada é gratuita e aberta ao público diariamente, das 10h às 22h.

A mostra traz cerca de 30 maquetes e painéis escultóricos produzidas por acadêmicos ao longo de 2017. Entre os trabalhos expostos estão peças que representam as principais casas modernistas no Brasil e que retratam um pouco da história do movimento moderno da arquitetura brasileira. Entre os exemplares estão a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, projetada em 1951 por Oscar Niemeyer, e a Casa Lota de Macedo Soares, em Petrópolis (RJ), projetada por Sérgio Bernardes, também em 1951.

Também estão expostas maquetes que retratam técnicas construtivas e os conceitos de Superfícies de Revolução (geração de superfícies curvas através de retas combinadas no espaço) e releituras dos muxarabis – complexos trançados de ripado de madeira, de origem árabe, que permitem a ventilação e a iluminação da construção, bloqueando o calor e a visão do interior da casa por quem estiver do lado de fora.

Quem visitar a exposição também terá a oportunidade de conferir o projeto premiado da ex-aluna formada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC, Luana Cristina Steffens. A proposta para construção de abrigos temporários para vítimas de desastres naturais foi considerada uma das melhores do Estado no 5º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2017, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC (CAU/SC).

De acordo com a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Katia Cristina Lopes de Paula, o objetivo da exposição Habitar o Mundo é valorizar a arquitetura brasileira e estimular o conhecimento sobre a área apresentando à comunidade os projetos criados pelos estudantes da graduação.

O Shopping Mueller fica na Rua Senador Felipe Schmidt, esquina com a Pedro Lobo, no Centro de Joinville. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail katia.paula@catolicasc.org.br.

< Voltar