Grupo de Robótica da Católica SC é tricampeão do Campeonato de Robótica Móvel promovido pela Udesc, em Joinville | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

O Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina foi tricampeão do Campeonato de Robótica Móvel promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, na sexta-feira, 29. A equipe conquistou medalha de ouro nas categorias “Seguidor de Linha – Pró”, em que os robôs devem seguir uma linha pré-definida em menor tempo, e “Mini Sumô – 500g”, em que robôs disputam batalhas entre si.

O primeiro lugar na categoria “Seguidor de Linha” foi conquistado com o robô Herbie, campeão da 13ª Winter Challenge, em julho, considerado o maior combate de robôs da América Latina. Na mesma categoria, a equipe Wickedbotz ganhou uma medalha de prata com o robô Herbie II. Já a vitória no “Sumo 500g” veio com o robô Marvin. A competição contou com 11 alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Software e Engenharia Elétrica das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.

A Wickedbotz vinha se preparando desde o começo do ano para a disputa. O responsável pelo Grupo de Robótica, Manfred Heil Junior, comenta que a equipe enfrentou vários contratempos até conseguir o título de campeã: o motor de um dos robôs seguidores de linha levados para a disputa queimou e parte eletrônica de um dos robôs de sumô estragou. “Trabalhando unido, o grupo conseguiu superar os percalços e vencer a disputa. Como diz o ditado, a união faz, sim, a força”, orgulha-se.

A disputa envolveu estudantes de ensino médio e superior de sete instituições de ensino da região: Católica de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Regional de BLumenau (Furb), Faculdade Satc (Criciúma), Colégio Bom Jesus e Unisociesc, além da Udesc.

No ano passado, a Wickedbotz conquistou o bicampeonato no Campeonato de Robótica Móvel, também na categoria seguidor de linha.

Sobre a Wickedbotz

A Wickedbotz é uma equipe de robótica formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Sistemas de Informação das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. Desde o seu surgimento, em 2008, o grupo tem se destacado em competições dentro e fora do país. Somente na Winter Challenge, o grupo foi campeão em 2014 e em 2017 e ganhou medalha de bronze em 2016.

Os estudantes e professores do grupo desenvolvem soluções para empresas interessadas em desenvolver iniciativas na área tecnológica. Entre as iniciativas recentes da equipe estão a criação da caixa de areia de realidade avançada – que permite aos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil simularem alterações topográficas no ambiente -, e do sistema inédito de sensoriamento de máquinas agrícolas, desenvolvido em parceria com fabricante internacional de tratores

A Wickedbotz conta com o patrocínio das empresas Conta Azul, Adapcon e Consistem, e apoio da Bühler, ZHZ, J7s Impressão e Corte Industrial, iSinaliza e Tecnotêmpera. Outras informações sobre a equipe podem ser obtidas com o professor responsável pelo grupo, Manfred Heil Junior, pelo e-mail manfred@catolicasc.org.br, pelo telefone (47) 3275-8316 ou pelo site www.wickedbotz.com.br.

Equipe de robótica da Católica SC comemora com representante da Udesc a vitória nas categorias “Seguidor de Linha – Pró” e “Mini Sumô – 500g”

Equipe de robótica da Católica SC comemora com representante da Udesc a vitória nas categorias “Seguidor de Linha – Pró” e “Mini Sumô – 500g”