Católica SC em Joinville inaugura Núcleo de Apoio Fiscal na próxima quinta-feira, 8 | Unidade Joinville
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

Na próxima quinta-feira, 8, a Católica de Santa Catarina em Joinville inaugura o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), às 15h. O projeto é promovido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior de todo o país e vai oferecer atendimento gratuito à comunidade na área fiscal.

O núcleo começa a funcionar, oficialmente, na próxima sexta-feira, 9, a partir das 16h30min. O atendimento ao público ocorrerá às quintas e sextas-feiras, das 16h30min às 18h. O local fica na Casa Schmidt, localizada na Rua Senador Felipe Schmidt, 228, Centro, com entrada também pela Católica SC (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro). Os serviços serão realizados por acadêmicos de diversas fases dos cursos de Ciências Contábeis e Direito, sob a supervisão de professores orientadores.

A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Católica SC em Joinville, Juliane Candido, explica que os contribuintes que precisarem de algum atendimento fiscal poderão ir ao NAF em vez de dirigirem-se à Receita Federal. Entre os serviços a serem prestados estão: inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento online de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal, orientações sobre declaração de imposto de renda, entre outros.

“Além de aproximar a comunidade da Receita Federal, o núcleo vai possibilitar que os estudantes conheçam o funcionamento do órgão na prática”, destaca Juliane. Entre as atividades previstas pelo NAF para atuar como centro de aprendizagem dos alunos estão as discussões sobre temas relacionados ao Fisco, realização de palestras, treinamentos e grupos de estudos.

A prioridade será dada aos atendimentos realizados por meio de agendamento, que pode ser feito pelo telefone (47) 3145-9738. Para agendar a consulta, é necessário ligar de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O atendente irá avaliar qual serviço o interessado necessita e, a partir daí, informará quais documentos devem ser trazidos para o atendimento.

Este é o segundo NAF inaugurado em Joinville e o quarto em Santa Catarina. Em todo o Brasil, são mais de 100 núcleos implantados através da parceria entre universidades e a Receita Federal desde 2013.

Acadêmicos participam de mobilizações na área fiscal

O convênio entre a Católica de Santa Catarina em Joinville e a Receita Federal para a implantação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil foi assinado em dezembro do ano passado. Desde então, acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis tem participado de diversas mobilizações relacionadas à área fiscal, como: treinamentos na Receita Federal, mutirão para tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda (realizado em abril) e uma visita à Aduana de Joinville, para entender como é o processo de despacho aduaneiro.

Espaço fica na Casa Schmidt, onde já funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica SC em Joinville

Espaço fica na Casa Schmidt, onde já funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica SC em Joinville