Gerontologia | Unidade Jaraguá do Sul
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
Inscrições em breve Aguarde!

CURSO DE 10 A 12 MESES DE AULAS, conheça a modalidade:

Curso presencial com metodologia flipped classroom (sala de aula invertida) em que, a cada disciplina, 20 horas serão em sala de aula e o restante serão de atividades autônomas, tais como leitura de livros e/ou artigos; lista de exercícios; estudos de casos concretos; atividades de networking, etc.

Proposta do Curso:

O envelhecimento da população é um fenômeno social mundial, que desafia as políticas públicas sociais e de saúde em nosso país. Dados do IBGE (2017) reportam que em 2042 a população idosa representará 24,5% da população brasileira. Projeções estimam que ainda em 2032 teremos uma população de idosos superior à de crianças. Tem-se ainda, além do número crescente de idosos, o aumento de idosos longevos, aqueles que contam com mais de oitenta anos de idade (IBGE, 2017).
Ao mesmo passo em que a população passa a viver mais, é preciso que se pense em toda a gama de aspectos sociais, econômicos, sociais e políticos envolvidos com esse fenômeno. Viver mais significa repensar os modelos de atendimento social e de saúde, percebendo que se o avanço da idade pode ser um momento de crescimento e desenvolvimento psicossocial, por outro lado, pode ser um momento de vivência de doenças crônicas ou limitações.
Neste sentido, a Pós-Graduação em Gerontologia oportunizará aos pós-graduandos a reflexão científico-crítica do fenômeno do envelhecimento populacional de uma forma interdisciplinar, colaborando para a construção de modos de atenção e atendimento à população idosa, como preconiza a Política de Envelhecimento Ativo (OMS, 2005).

Objetivos:

O objetivo geral da Pós-Graduação em Gerontologia é capacitar profissionais da área da saúde, humanas e ciências sociais para trabalhar com a pessoa idosa no ensino, na pesquisa e na assistência, enriquecendo a prática profissional e o campo de conhecimento ao qual pertençam.

Perfil de Interesse:

Profissionais da áreas da saúde, ciências humanas e sociais, gestão e educação, interessados em aprofundar os seus conhecimentos na área do envelhecimento e modos de atendimento à população idosa.

Perfil do Egresso:

O egresso do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Gerontologia poderá atuar na área da saúde, ciências humanas e sociais, gestão e educação (ensino, pesquisa e assistência), deverá ser capaz de:

  • Perceber a realidade social, as necessidades e possibilidades de intervenção e atendimento à população idosa;
  • Utilizar na sua prática profissional o conhecimento amealhado na pós-graduação, observando o envelhecimento da população como um fenômeno abrangente e interdisciplinar;
  • Reflexionar acerca dos determinantes sociais e de saúde que afetam a população idosa;
  • Esquematizar intervenções com a população idosa, sua família e a comunidade, focando-se na qualidade do atendimento e da vida dos sujeitos;
  • Desenvolver atividades que envolvam pesquisa e aprendizagem em instituições de ensino, hospitais, centros de convivência para idosos, ONGs e outras instituições afins.

Cronograma:

Semanal. Aulas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e sábados, das 8h às 12h.

Contato

0800 600 0005
WhatsApp (47) 99250-1230
catarina.keller@catolicasc.org.br

Investimento

Mensalidades: 1+17x de R$ 599,00

Observações

Política de Bolsas:
Convênio com empresas: 15% - válido para colaboradores e seus dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuges)
Egressos da Católica SC ou PUCPR: 15%
Obs.: Bolsas não cumulativas

Coordenador

simone-w-200x200
Simone Kelly Cetolin Wackerhagen
Coordenadora do Curso de Especialização
Disponível também
na Unidade Joinville
Inscrições em breve Aguarde!

Disciplinas

GERONTOLOGIA SOCIAL

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
A Gerontologia e o Envelhecimento Humano: Subáreas, Visão Conceitual e Histórica. Ciência do Envelhecimento: Abrangência e Termos Básicos e Objetivos. Os Diversos Aspectos do Envelhecimento Humano.

PSICOGERONTOLOGIA

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Psicologia do Envelhecimento. Bases biológicas e sociais do comportamento. Velhice e processos comportamentais. Cognição. Motivação. Emoção.

DOENÇAS CRÔNICAS E NUTRIÇÃO DO IDOSO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
O processo de envelhecimento e as doenças crônico-degenerativas. Fundamentos gerais de avaliação física, laboratorial e dietética do idoso. Princípios
básicos da alimentação e nutrição do idoso.

QUESTÕES LEGAIS E PROTEÇÃO JURÍDICA AO IDOSO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
A proteção jurídica ao idoso na legislação brasileira. Constituição e Legislação Infraconstitucional. A previdência e o idoso.

QUESTÕES BIOÉTICAS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Ética. Moral. Bioética. Aspectos éticos envolvidos no processo de envelhecimento. Privacidade. Confidencialidade. Finitude. Dignidade e tomada de decisão.

SAÚDE MENTAL E FARMACOLOGIA GERONTOLÓGICA

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Saúde mental: conceitos e noções históricas. Critérios diagnósticos internacionais e transtornos mentais prevalentes no idoso. Psicofarmacologia aplicada ao envelhecimento.

POLITICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DE ATENÇÃO AO IDOSO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Conceitos de políticas públicas. Relação entre políticas públicas e o processo de envelhecimento. Políticas sociais e de saúde do idoso.

MODELOS DE CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Ações para autonomia do ser humano no processo de envelhecimento. Rede de apoio a pessoa idosa. Reabilitação do paciente e suporte familiar. Equipe multidisciplinar, modalidades de atendimento e suporte social.

CUIDADOS PALIATIVOS, ESPIRITUALIDADE E LUTO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Finitude da vida humana. Distanásia. Eutanásia. Cuidados paliativos.Papel da espiritualidade. Estudo do processo de luto antecipatório e do luto posterior à morte.

PROJETO APLICADO

Carga horária: 36 horas

Conteúdo:
Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento.Aspectos Jurídicos e Bioéticos do Envelhecimento. Intervenção com a população idosa. Estudo de caso e aspectos metodológicos.



< Voltar