Avaliação Institucional | Unidade Jaraguá do Sul
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Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional caracteriza-se como um dos indicadores da qualidade na gestão das políticas administrativa, pedagógica e financeira. Nesse sentido, é concebida como elemento essencial para gerir mudanças, a partir de inferências e intervenções nos diferentes espaços da Instituição de Ensino Superior.

De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a avaliação institucional objetiva desenvolver a autonomia da Instituição e favorecer a autocrítica, na medida em que prima pela participação de todos os segmentos da comunidade.  Além disso, possibilita a interpretação e a análise dos dados coletados a fim de propor ações a serem desenvolvidas, com vistas à melhoria da qualidade do ensino.

O Projeto de Autoavaliação Institucional da Católica SC tem como referenciais as diretrizes e os princípios que norteiam o SINAES, sendo composto pelos seguintes processos:

  • Avaliação Institucional: que está dividida em autoavaliação e avaliação externa;
  • Avaliação dos Cursos: realizada por avaliadores externos;
  • Desempenho dos Estudantes: participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Os processos de autoavaliação institucional são conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).  Para o ano de 2018 está prevista a realização das pesquisas abaixo apresentadas.

- Pesquisa Perfil do Ingressante
Objetivo: Conhecer o perfil dos acadêmicos ingressantes tendo em vista a elaboração de um esboço de planejamento para a materialização de programas e projetos institucionais.
Participantes: acadêmicos ingressantes dos cursos de graduação
Período de Aplicação: março e agosto

- Pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem
Objetivo: Diagnosticar as fragilidades e as potencialidades do processo de ensino e de aprendizagem indicadas pelo corpo docente e discente da instituição, a fim de (re) planejar ações para a melhoria da qualidade do ensino.
Participantes: professores e acadêmicos dos cursos de graduação
Período de Aplicação: abril a maio (referente ao 1º semestre) e setembro a outubro (referente ao 2º semestre)

- Pesquisa Perfil do Egresso
Objetivo: Coenhecer o perfil do profissional formado pela Católica SC e a sua percepção sobre a instituição, a fim de obter diagnóstico para a melhoria dos processos de formação inicial e continuada.
Participantes: acadêmicos egressos dos cursos de graduação
Período de Aplicação: março e abril de 2018

- Pesquisa Avaliação do TCC
Objetivo: Diagnosticar as potencialidades e fragilidades dos encaminhamentos dados no TCC, tendo em vista o replanejamento de ações que visam seu aperfeiçoamento contínuo
Participantes: acadêmicos matriculados na disciplina do TCC
Período de Aplicação: maio de 2018

- Pesquisa de Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso
Objetivo: Conhecer e valorizar sugestões apresentadas pelos acadêmicos, utilizando-as como subsídio para a análise e o planejamento de ações que visem o aprimoramento contínuo e sistemático da IES.
Participantes: coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos de graduação
Período de Aplicação: setembro a outubro

- Pesquisa de Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso
Objetivo: Possibilitar ao coordenador de curso, aos docentes e aos discentes um espaço de reflexão sobre a prática pedagógica e as ações desenvolvidas na Instituição;
Participantes: coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos de graduação
Período de Aplicação: setembro a outubro



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