6 passos para montar um cronograma de estudos infalível | Unidade Jaraguá do Sul
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo
rotina de estudos

Dedicar-se aos estudos não é sinônimo de passar horas debruçado sobre livros. Para que as leituras, os trabalhos e as atividades sejam eficientes, é importante ter organização.

Estabelecer um cronograma de estudos pode ser o diferencial para fixar e acelerar o processo de aprendizagem. Observar sua rotina, seu tempo livre, respeitar os momentos de descanso e usar técnicas para aumentar a produtividade são algumas medidas importantes para conquistar um bom desempenho na faculdade.

Veja as dicas que separamos para você:

1. Conheça a sua rotina

O cronograma precisa corresponder ao seu dia a dia. De nada adianta montar um planejamento com base em um tempo que você não tem. Analise as tarefas fixas do seu cotidiano e em quais horários elas são desempenhadas. Ah, não esqueça de incluir as atividades como aulas, refeições, lazer e deslocamento também!

2. Defina horários para estudar

Agora que você já analisou suas atividades diárias, preencha o cronograma com os horários livres para os estudos. Estabeleça horários para revisar suas anotações e consultar outras fontes. E lembre-se de especificar horários para cada atividade!

3. Tenha um ambiente de estudos

Além de organizar a rotina, também é necessário organizar o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos. Deixe o sofá e a cama de lado e defina um local confortável (mas nem tanto) para estudar.

 

rotina-estudos

 

4. Escolha um método de estudo

Existem diversas técnicas e métodos de aprendizagem. Eles te ajudam a ordenar a forma de estudar, melhoram a capacidade de concentração e evitam o esquecimento das matérias. Algumas pessoas aprender ouvindo, outras lendo, outras escrevendo. Faça uma pesquisa sobre os métodos e descubra qual é o melhor para você.

5. Imprevistos acontecem

Por mais que você se organize, imprevistos acontecem. Mas não se desespere. Reserve um tempo em cada dia para compensar qualquer evento inesperado e mantenha o foco no seu objetivo final. Vai dar tudo certo!

6. Descanse

De nada adianta estudar se você não respeita o tempo de descanso do seu corpo. Afinal, o cansaço é extremamente prejudicial ao aprendizado. Separe um tempo para fazer o que gosta, relaxar, conectar corpo e mente… Tudo flui melhor quando estamos bem com nós mesmos.


Gostou das dicas? Então acompanhe o nosso Blog, Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo que vem por aí!