Iniciativa inédita na região leva conhecimento sobre Direito a estudantes, profissionais da área e a comunidade | Unidade Jaraguá do Sul
Topo do site
Inscreva-se Cursos Formas de ingresso Bolsas e Financiamentos Telefone
Início do menu
Início do Conteúdo

A Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul implantou, neste mês, uma iniciativa inédita na região que beneficiará os jaraguaenses interessados em conhecer melhor os seus direitos e como funcionam as leis. O Núcleo de Aprendizagem Colaborativa oferece diversas atividades didáticas gratuitas a acadêmicos, profissionais da área do Direito e a comunidade em geral. O objetivo é atender estudantes da graduação, profissionais da área que desejam se atualizar ou qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre os assuntos propostos.

Os interessados em participar das atividades propostas devem se inscrever gratuitamente no site www.catolicasc.org.br/jaragua-do-sul. As dinâmicas são divulgadas com antecedência na página da Católica SC e das redes sociais da Instituição, com a abertura de vagas em quantidade limitada. O responsável pelo Núcleo de Aprendizagem Colaborativa é o professor Daniel de Mello Massimino.

Serão realizados diversos tipos de atividade: Estudos Orientados, voltados para alunos que precisam tirar dúvidas, revisar e aprofundar conhecimentos nas disciplinas ministradas em sala de aula; Grupos de Estudos, quando os estudantes apresentam em grupos a síntese de duas leituras e pesquisas, discutem e analisam temas contemporâneos através de leituras e seminários; Módulos Avançados, que oferecem capacitações para estudantes e egressos do curso de Direito que desejam aprimorar o currículo e se atualizar; Centro de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos, que irá desenvolver pesquisas na área de Políticas Públicas relacionadas aos Direitos Humanos; o Cine Debate Direito, em que são exibidos filmes e documentários que abordam questões contemporâneas, éticas, políticas e sociais; e o Clube de Leitura: Direito e Letras, que possibilita o debate de obras literárias relacionadas direta ou indiretamente à área do Direito.

O coordenador do Curso de Direito, Maikon Cristiano Glasenapp, comenta que a iniciativa busca integrar alunos, profissionais e comunidade para contribuir com a evolução da sociedade. “O cidadão com acesso ao conhecimento sabe quais são seus direitos e tem mais condições de ajudar a construir um país melhor”, destaca.

Glasenapp também reforça que a iniciativa permite que os estudantes da Instituição aliem o conhecimento técnico aprendido em sala de aula com valores humanos, por meio da integração com a comunidade e de uma melhor compreensão da realidade. O coordenador acrescenta que os professores responsáveis pelo núcleo estão à disposição para esclarecer dúvidas de representantes do terceiro setor (ONGs) que desejam desenvolver projetos em parceria com o setor público.

“Dessa forma, o Curso de Direito colabora para colocar em prática a missão da Católica SC, que é desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, e formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais de excelência”.

A Católica SC fica na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Outras informações sobre o núcleo podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8340 e (47) 3275-8281 ou pelo e-mail danielmello@catolicasc.org.br.

Coordenador do Curso de Direito, Maikon Cristiano Glasenapp, mostra dois dos livros que serão debatidos no Clube de Leitura, promovido pelo Núcleo de Aprendizagem Colaborativa

Coordenador do Curso de Direito, Maikon Cristiano Glasenapp, mostra dois dos livros que serão debatidos no Clube de Leitura, promovido pelo Núcleo de Aprendizagem Colaborativa