No VI Seminário de Iniciação Científica e Extensão que aconteceu nos dias 13 e 14/09 em Joinville, as alunas Méllanie Amanda S. Ferreira e Jenifer C. Martins do curso de Biomedicina, ganharam em primeiro lugar com o melhor trabalho do evento.

O trabalho intitulado “Caracterização Físico-Química e de Compostos Bioativos de Resíduos da Indústria Cervejeira”, visou a caracterização físico-química de amostras de resíduos da produção de cerveja, normalmente descartados pela indústria ou destinados à ração animal, além da obtenção de extratos do bagaço de malte e do trub, provenientes da produção de cervejas de dois tipos diferentes, gentilmente doados pela micro cervejaria Haensh Bier de Joinville. O objetivo da pesquisa foi conhecer a composição destes resíduos para possibilitar a aplicação em formulações alimentícias visando o uso alternativo e aumento do valor agregado destes produtos. Na pesquisa, além da quantificação dos macronutrientes, como carboidratos, lipídios e proteínas, foram realizadas análises do conteúdo de compostos fenólicos e da capacidade antioxidante dos extratos obtidos a partir dos resíduos, todas essas análises foram realizadas nos laboratórios de Química e Bioquímica da Católica de Joinville. Além disso, foram realizadas análises por Cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a ionização por eletrospray e espectrômetro de massa (LC-ESI-MS/MS), esta análise serviu para a identificação dos compostos presentes em cada uma das amostras e foi realizada em parceria com o Laboratório de Eletroforese Capilar (LABEC) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados (INCT- Catálise) no departamento de química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis pelo Prof. Dr. Luciano Vitali.

Além das alunas, estavam envolvidas no projeto a doutoranda em Ciência dos Alimentos pela UFSC, Aline da Rosa Almeida e a Bióloga Sandrine da Conceição.

Na orientação do projeto estava o professor dos cursos de Biomedicina e Nutrição, Prof. Matheus Maciel.

6aa26ebf-cabd-4cb1-b7aa-9a21bea07167